As juntas de vedação para flanges são versáteis e podem ser usadas nos mais diversos segmentos industriais, mas antes de falar sobre juntas de vedação para flanges, vamos esclarecer: o que é flange?
Flange é um elemento industrial que une dois componentes de um sistema de tubulações. O flange pode ser desmontado sem operações destrutivas e remontado em pares unidos por parafusos. A superfície de contato entre dois flanges é mantida sob força de compressão com o propósito de vedar a conexão. O flange é funcional e conectado as tubulações que não são permanentes. No processo industrial com uso de componentes hidráulicos, o flange se torna a melhor peça hidráulica para esse tipo de instalação.
Características dos flanges
Os flanges possuem características geométricas com resistência padronizada por normas. Usados em tubulações de seção transversal circular, conectam-se em tubos para diversos tipos de equipamentos e válvulas. As dimensões de flanges obedecem as normas ASME/ANSI B16.5, que abrange as classificações de pressão e temperatura, além de dimensões materiais, tolerâncias e métodos para conexões flangeadas, entre outros. O padrão é limitado a flanges e conexões flangeadas feitos de gesso, flanges cegos e outros com materiais de placa. Também estão incluídos nesta Norma recomendações sobre os parafusos do flange e as juntas de flanges.
Para quê servem as Normas?
O Comitê de padronização ASME (American Society of Mechanical Engineers) é a organização que cria normas e códigos para um vasto mercado industrial em diversas aplicações. Entre elas estão as de categoria ASME B16.20 e 21, que diz respeito a conexões de tubos, flanges e juntas de válvulas sob pressão. A normatização serve para vincular padrões em válvulas, flanges, juntas, acessórios para tubos e as válvulas em uso sob pressão. Para manutenção dos padrões, a ASME classifica fabricante, distribuidor, material do fabricante, consumidor, regulamentação, inspeção, entre outros.
Vamos às juntas de vedação para flanges!
Depois de entender o propósito dos flanges para o contexto do uso das juntas de vedação e a importância das Normas com seus padrões para esses dois elementos industriais, vamos explorar as juntas de vedação para flanges. Nos segmentos industriais, as juntas de vedação para flanges são especialmente utilizadas nas indústrias de siderurgia, papel e celulose, mineração, açúcar e álcool, farmacêutico e alimentício. Elas também são normalmente usadas no setor de manutenção industrial, equipamentos da indústria naval e automotiva.
Aplicações e materiais
As juntas de vedação para flanges podem ser empregadas em aplicações que utilizem tampas de caldeiras, estufas, fornos, empilhadeiras, geradores, bombas, entre outros. Especialmente usadas para unir duas superfícies ásperas ou rugosas, as juntas de vedação para flanges são fabricadas em vários padrões podendo ser confeccionadas nos seguintes materiais:
- PTFE puro e expandido
- Papelão hidráulico
- Metálica lisa ou perfurada
- Cortiças
- Alumínios
- Feltros
- Tecidos
- Borrachas
Juntas de vedação indicadas para flanges
Assim como toda junta de vedação, é imprescindível à escolha das juntas de vedação para flanges observar os aspectos de temperatura, resistência mecânica, pressão na passagem dos fluidos sejam eles corrosivos ou não. Isso significa que uma vedação mais eficaz também depende do estudo da força de esmagamento inicial – é quando ocorre o esmagamento da junta, segundo normas estabelecidas pela ASME (American Society of Mechanical Engineers), para que ela preencha as imperfeições dos flanges com verificação da pressão da junta sem correr o risco de potenciais vazamentos. Para tanto, a escolha dos materiais à fabricação das juntas de vedação para flanges tem grande efeito na forma como a junta se comportará durante a aplicação.
Entre as juntas que podem garantir qualidade e eficiência para cada tipo de aplicação estão as juntas metálicas. Saiba mais sobre as juntas metálicas acessando o conteúdo: “Conhecendo as Juntas Metálicas”. Elas são normalmente indicadas na vedação para flanges.
Explorando as juntas de vedação para flanges
As juntas de vedação para flanges podem ser juntas para flange com ressalto (RF) e juntas para flange de face lisa ou plana (FF). As siglas significam que essas juntas cortadas não possuem furação para parafusos. O que elas têm em comum são as normas cujas dimensões obedecem a ASA ou ANSI B 16.5 e B 16.21.
Juntas de vedação para flanges de face com ressalto (RF)
Quando se fala em face com ressalto, refere-se a altura do ressalto (1/4” e 1/6”), em que o diâmetro das juntas cortadas quase tocam os parafusos e o acabamento dessa junta pode ser com ranhuras ou liso.
Juntas de vedação para flanges de face plana ou lisa (FF)
As juntas de face lisa cobrem toda face, quando as juntas têm furação para passar os parafusos cujo dimensionamento é pareado com o dos flanges.
Juntas de vedação para flanges por desenho
As juntas de vedação para flange por desenho possuem excelente compressão com ótimo ajuste podendo substituir as juntas metálicas sem comprometer o desempenho. Sempre lembrando que toda escolha de junta é determinada pelas características do fluido, temperatura e pressão.
Juntas de vedação para flanges envelopadas
As juntas envelopadas são fabricadas em PTFE puro com enchimento de material metálico ou não metálico. São normalmente indicadas e preparadas para flanges em situações de processos altamente corrosivos ou suscetíveis a contaminações.
Juntas de vedação para flanges espirais
A junta espiral metálica entra nessa lista onde as serrilhadas e dupla camisa também podem ser utilizadas para vedação de flanges, mas as espirais possuem uma combinação de material adequado para absorver altas e severas alterações de temperatura e pressão. Com seu formato em forma de espiral, permite preencher as irregularidades dos flanges, assegurando uma vedação bem hermética com ótima resistência a quaisquer variações das condições operacionais. As juntas metálicas são indicadas para flanges com ressalto, liso e são bastante usadas nas indústrias em geral por sua variedade de aplicações e ao custo-benefício do produto.
Juntas de vedação para flanges trocador de calor
Trocas com a atmosfera por meio de elastômeros que cumprem essa função, por isso são chamadas de juntas de vedação para flanges trocador de calor. Podem ser fabricadas em EPDM, Viton, borracha nitrílica, entre outros materiais.
A Siena Vedações Industriais é referência no mercado de vedação desde o início de suas operações quando começou a fabricar produtos com a seleção das melhores matérias-primas do mercado. Converse com nosso atendimento e conheça mais sobre sistemas de vedação, materiais, aplicações e nossos prazos. Consulte-nos!
Preciso substituir uma válvula é necessário trocar as juntas?
Normalmente a junta a pós o seu uso ou primeiro aperto. Deve ser substituída por outra nova. mais vale ressaltar que dependendo do fluido e da classe de pressão em que o seu equipamento está submetido. Após uma avaliação visual você poderá reutilizar a junta.