A escolha adequada das Juntas Metálicas é tão fundamental para o processo operacional industrial onde qualquer erro pode ser fatal. Para evitar acidentes como incêndios, contaminação e poluição industrial é prioritário utilizar a vedação correta. Com excelente estabilidade térmica, as Juntas Metálicas precisam garantir a selabilidade no fluido a ser vedado. Essa característica é fundamental já que os limites toleráveis de emissões fugitivas estão cada vez menores no ambiente industrial, obrigando as indústrias a se adaptarem a processos de controle mais rígidos.

Materiais das Juntas Metálicas

As Juntas Metálicas são normalmente fabricadas em materiais como aço e preenchimento com grafite ou em PTFE junto a outros materiais. A composição das Juntas Metálicas vai depender das informações sobre pressão, fluido e temperatura.

Para que as Juntas Metálicas atendam a padrões de resistência térmica, elas precisam do enchimento com material macio, que cumprirá o papel da vedação. Desta forma, completará as imperfeições dos flanges. E para que atinja o objetivo de resistência mecânica, as Juntas Metálicas necessitam da fita metálica.

Parâmetros das Juntas Metálicas

As Juntas Metálicas obedecem alguns parâmetros obrigatórios que veremos a seguir:

Formato

O formato em V ou W é normalmente usado para as juntas metálicas, porque auxilia na atuação da vedação da peça já que a junta metálica se acomoda melhor as variações de temperatura e pressão como se fosse uma espécie de mola.

Corte

O corte das juntas metálicas também depende dos fatores de pressão e temperatura, além do tipo de atividade industrial, assim como, das normas do flange para que tenha resistência.

Dimensões

As dimensões das juntas metálicas obedecem as normas da ASME (American Society of Mechanical Engineers) e também especificações de acordo com o tipo de flange. Acompanhe!

  • Espessura das juntas metálicas à indústria: 3,2mm e 4,8mm
  • Temperaturas variáveis de 0°C à 1100°C.
  • PH: 0 -14
  • Pressão de 0 a 80 bar

Quer saber mais sobre Normas e flanges? Consulte nosso conteúdo: Juntas industriais para flanges

Aplicação das Juntas Metálicas

As Juntas Metálicas são geralmente utilizadas nas indústrias petroquímicas, químicas, farmacêuticas e alimentícias. As Juntas Metálicas são ideais para vedação em flanges, que atuam com produtos sob altas temperaturas e pressões – ambiente onde o vazamento não pode ocorrer em hipótese alguma. As juntas de vedação metálicas também são utilizadas como juntas para portas, fornos e estufas, tampas de caldeiras, automotivas, aviação, naval, tratores, bombas, válvulas, empilhadeiras, visores para caldeiras, trocadores de calor, ventiladores, compressores, geradores, entre outros.

Tipos de Juntas Metálicas

Até aqui você já entendeu que alguns fatores como matéria-prima, material selecionado, dados operacionais da aplicação, fabricação dentro de critérios normativos assegurando a qualidade do produto são fundamentais para o sucesso da vedação com uma junta de vedação sendo ela metálica ou não. Agora conheça os tipos de Juntas Metálicas para encontrar a solução adequada à sua aplicação.

Junta Metálica espiralada

As juntas de vedação metálicas espiraladas são compostas por uma fita de aço inox enrolada de forma concêntrica aliada a um enchimento geralmente em grafite ou PTFE, formando uma espiral. A dupla de componentes garante excelente resistência e vedação. Fabricadas em vários formatos geométricos, geralmente é constituído com o mesmo material aplicado da fita metálica. As juntas espirais são também conhecidas como juntas espirometálicas. A fita metálica das juntas apresenta uma excelente recuperação, resistente a mudanças bruscas de pressão e temperatura. Por outro lado, o material macio lhe outorga excelente capacidade de vedação.

Tipos de juntas metálicas espiraladas:

  1. Junta espiral sem anel interno e sem anel de centralização, nesse caso a junta é construída com mais voltas de metal sem enchimento no início e no fim das espirais.
  2. Junta espiral apenas com anel de centralização
  3. Junta espiral apenas com anel interno
  4. Junta espiral com anel interno e anel de centralização

Junta metálica dupla camisa

As juntas metálicas dupla camisa em formato circular ou outros são compostas por material de enchimento em grafite, que são envelopados em um perfil metálico como aço carbono ou aço inox, podendo ou não conter barras internas cujo posicionamento tem desenho específico definido em projeto.

Junta maciça serrilhada (Camprofile)

São compostas por um núcleo metálico em aço inoxidável com ranhuras concêntricas em ambos os lados, como nas juntas espirais. Um anel de centralização pode ser usado e aplicado sobre a parte ranhurada com uma cobertura de vedação que sob compressão preenche as imperfeições do flange formando uma vedação metal-metal rígida, mesmo em baixos níveis de tensão. Os limites de operação desse tipo de junta são: pressão de até 250bar e temperatura máxima de 1000°C.

Junta Plana

A Junta Plana têm sido muito utilizada na indústria em geral por sua flexibilidade de aplicações com boa opção de custo. A Junta Plana é normalmente indicada para flanges com ressalto.

Quer consultar nossos modelos de juntas metálicas? Clique aqui

As Juntas Metálicas podem ser usadas para vedação de juntas do flange, trocadores de calor, tubo de cobre, caldeiras, bombas, vasos de pressão, compressores e equipamentos que exigem confiabilidade no produto. A Siena Vedações Industriais seleciona os materiais corretos dependendo da temperatura e do tipo de gases corrosivos presentes. Obedecemos a todas as normas estabelecidas em todo tipo de aplicação e possuímos conhecimento para solucionar os maiores desafios das indústrias pela versatilidade no atendimento. Fabricamos em vários formatos e dimensões e nos mais diversos materiais. Entre em contato para saber mais!