Os tecidos industriais são elementos essenciais na proteção tanto de pessoas quanto dos componentes presentes nos processos fabris. São produzidos com diferentes materiais para atender às mais variadas demandas do trabalho na indústria.

Resistência e segurança devem ser as principais características dos tecidos industriais. Afinal, deles dependem não apenas a saúde e o bem-estar de seus colaboradores. O isolamento térmico adequado garante também a qualidade da produção da sua empresa.

Neste post, vamos explicar quais são as principais características e as funções dos tecidos industriais mais comuns no mercado. E também mostrar os principais tipos deles e para qual aplicação cada um é indicado.

O que são os tecidos industriais?

Desenvolvidos especificamente para atender às necessidades da produção fabril, os tecidos industriais têm a proteção como função principal. São componentes projetados para resistir a temperaturas extremas, com eficiência e durabilidade.

Cada processo industrial tem suas características. Por isso, é preciso desenvolver soluções específicas para garantir a segurança térmica. O objetivo é proteger a integridade dos colaboradores e os próprios componentes empregados na linha de produção.

Diferentes materiais apresentam diferentes níveis de proteção térmica. Os tecidos industriais foram desenvolvidos a partir de três métodos de atuação.

Bloqueadores

Buscam manter constante a temperatura da face que não está em contato direto com a fonte de calor. São tecidos compostos, basicamente, por materiais isolantes, geralmente de maior espessura. Também são resistentes a componentes ambientais, como frio ou calor extremos.

Escudos térmicos

São projetados para proteger contra fontes de calor radiante ou por contato, bem como, seu objetivo é evitar a elevação da temperatura da face a ser protegida.

Barreiras antichamas

Protegem contra o contato com elementos em temperaturas extremas. Esta fonte de calor pode ser a própria chama ou outro objeto quente.

Quais são os tipos de tecidos industriais?

Para cumprir com as tarefas acima, existem diferentes tipos de tecidos industriais. Cada um é indicado para um determinado tipo de contato com uma fonte de calor.

Tecidos de fibra de vidro

É composto a partir de fios de fibra de vidro e se destaca pela fácil aplicação e pela elevada durabilidade, juntamente com grande capacidade de isolamento térmico, custo reduzido e baixo peso, o que facilita sua utilização.

Pode ser aplicado como isolante térmico para equipamento e tubulações diversas. Do mesmo modo, os tecidos de fibra de vidro também são aplicados no resfriamento controlado para o tratamento térmico nas soldas de metal.

Ainda têm aplicação em cortinas de proteção para instrumentos usados em áreas com temperaturas elevadas. Outro uso possível é como revestimento de mangueiras, cabos elétricos e em juntas de expansão.

Especificações

Tecido de aramida

Apresenta excelente resistência ao corte e à abrasão. Os tecidos industriais de aramida são feitos com construção do tipo tela, tanto com a própria aramida quanto com outros tipos de fibras sintéticas.

São utilizados para a fabricação de equipamentos de proteção coletiva (EPCs) e de proteção individual (EPIs). Está presente, por exemplo, nas luvas utilizadas em trabalhos pesados, onde há risco de corte, ou de contato com materiais abrasivos.

Também é utilizado em áreas de proteção para trabalhos de solda, tanto em cortinas quanto em componentes de proteção contra respingos.

Especificações

Tecido de fibra cerâmica

O tecido de fibra cerâmica é um material que substitui o amianto no papel de isolante térmico e antichamas. Com performance superior, pode resistir a temperaturas de até 1.260 °C.

Além da alta resistência térmica também é muito eficiente contra danos mecânicos. Ainda mais, tem entre seus benefícios o fato de ser um material bastante leve, que pode ser cortado e costurado com facilidade.

O tecido de fibra cerâmica pode ser utilizado tanto como isolante térmico de equipamentos ou tubulações quanto na composição de juntas de expansão. Outra aplicação possível é como componente para o resfriamento de soldas.

Especificações

Tecido/s de fibra de vidro com poliuretano (TFP-1500)

As principais aplicações deste tipo de tecido industrial são na cobertura de soldagem, cortinas de fornos e reboques de tubos, entre outros. É frequentemente utilizado na proteção de calor e no isolamento de turbinas.

O revestimento de poliuretano garante uma película fina ao tecido, com acabamento em alto brilho. O tecido de fibra de vidro com poliuretano garante um visual diferenciado e durável. Isso, sem prejuízo à alta resistência à corrosão e ao contato com elementos químicos.

Além de ser à prova de água, entre seus diferenciais estão, ainda, a boa resistência ao óleo. Resiste bem sob temperaturas entre -100 °C e 200 °C.

Especificações

  • Temperatura máxima de trabalho: 200ºC
  • Temperatura mínima de trabalho: -100ºC
  • Peso de revestimento: 60 g / m2

Tecido em fibra de vidro com teflon 

Conhecido como teflon, o polímero  PTFE, ou politetrafluoretileno, é um plástico muito versátil, utilizado em larga escala em vários segmentos industriais. O tecido de fibra de vidro com teflin tem ampla utilização em unidades industriais destinadas à fabricação de papel e petroquímica.

Trata-se de um tecido industrial com muita resistência à abrasão e bastante durável, especialmente quando aplicado como almofada de isolamento removível. Pouco inflamável, tem ainda o benefício de poder ser facilmente costurado.

Entre as suas aplicações, é possível citar também o uso em roupas de segurança e na proteção de juntas de expansão e de protetores de flange. É resistente a temperaturas de até 550 °C, com picos de 600 °C.

Tecidos de fibra de vidro revestidos com PTFE (TFT-1500)

 

Já o tecido de fibra de vidro revestido com PTFE resiste bem a temperaturas entre -70 °C e 220 °C. Por isso, é bastante usado quando se precisa de um dispositivo de vedação que seja resistente ao calor de lançamento.

Por exemplo, é utilizado em cortinas protetoras contra elementos corrosivos, na vedação de válvulas de alta pressão e em fitas para lacre de embalagens. Também está presente em máquinas de fabricação de sacolas.

Este tecido é vendido em fitas com diferente larguras ou bobinas com 1000 mm de espessura e 0,13 mm, com ou sem adesivo.

Especificações

  • ​​Composição: Tecido de fibra de vidro revestido com PTFE
  • Resistência a altas temperaturas: 260ºC
  • Temperatura mínima: -70ºC
  • Baixo coeficiente de atrito: (0,05 a 0,1)
  • Baixa constante dielétrica: 2,6, tangente abaixo de 0,0025
  • Coeficiente de extensão é inferior a 5%

Você já conhecia a variedade de tecidos industriais disponíveis para aplicação nos diferentes sistemas de produção? Aqui na Siena Vedações Industriais você encontra as mais modernas soluções para diferentes segmentos da indústria.

E isso inclui uma linha completa de tecidos industriais para garantir segurança e eficiência na linha fabril. Atuamos de forma personalizada, buscando atender às necessidades específicas de cada cliente.

Gostaria de conhecer melhor nossa linha de produtos? Então siga nossos perfis nas redes sociais e fique por dentro das nossas soluções e das últimas novidades do mercado. Estamos no Facebook, no LinkedIn e no Instagram.