O objetivo deste artigo é analisar o cenário e as variáveis da produção das vedações industriais no mercado. A principal função da vedação industrial é otimizar o desempenho das máquinas fornecendo confiança no processo. Além disso, as juntas industriais são usadas nas diversas aplicações que envolvem movimentos rotativos e alternativos. Por isso, nas últimas décadas, elas têm desempenhado papel importante na produtividade industrial com maior eficiência.
Os fabricantes de vedantes industriais desenvolvem produtos em diversos tamanhos dependendo do eixo das máquinas e vários materiais que atendam aos tipos de aplicações destinadas. O mercado acompanha o crescimento da industrialização e deve impulsionar a fabricação de juntas industriais para aplicações estáticas, dinâmicas e personalizadas, sendo os principais vedantes do mercado os axiais, radiais e mecânicos.
Alguns fatores importantes estão impulsionando o crescimento das juntas industriais como a produção do gás natural e a evolução do mercado de máquinas elétricas. Ambas utilizam bombas e compressores e exigem o uso das juntas industriais com o objetivo de separar dois ou mais fluidos no eixo rotativo. O crescimento da demanda por recursos energéticos para geração de eletricidade também possui influência direta no tamanho do mercado de juntas industriais. Porque é através do impulsionamento dos governos que se concentram esforços para investir no setor de energia não só na indústria tradicional, mas também na produção de recursos energéticos renováveis.
O futuro no setor de juntas industriais
Quando novas capacidades energéticas estiverem à frente no mercado global, à necessidade de resfriamento das máquinas será um processo contínuo e mais uma vez as vedações mecânicas serão essenciais para manter a segurança além da viabilidade econômica. Portanto, que venha o progresso do setor energético movimentando os investimentos e o mercado de juntas industriais.
A indústria também está exigindo a fabricação de vedantes cada vez mais resistentes a altas temperaturas para que as máquinas trabalhem por mais tempo, funcionem de forma adequada e auxiliem na produção do setor manufatureiro. O setor cresceu nos últimos anos aumentando a capacidade de alguns setores. Neste caso, o desempenho da vedação industrial é procurar materiais elastoméricos para vedações cada vez mais resistentes ao calor.
Demanda de mercado
Sem dúvida alguma, o petróleo e o gás devem dominar o mercado industrial já que o uso da energia está diretamente ligada ao aumento de demanda no setor. As perspectivas de crescimento possuem metas já para 2023, segundo a Agência Nacional e a Internacional de Energia. Deste modo, a previsão é que a quantidade de juntas industriais voltadas à mineração seja menor que as aplicadas em petróleo e gás, energia, aeroespacial, indústria marítima, química, entre outras.
Avaliar o mercado de juntas industriais a partir dos cenários perspectivos da evolução industrial a nível global ou mesmo regional depende de variáveis e números efetivos. Algumas dessas variáveis referem-se a tendências de preços, desenvolvimento da indústria no atual cenário, tipos de fusões, marcos regulatórios governamentais, além dos fatores micro e macroeconômicos para determinarem as principais tendências e perfis. No entanto, é fato, que as fabricantes de juntas industriais componentes tão essenciais à indústria atual e a do futuro, deverão acompanhar esse processo evolutivo garantindo soluções com o propósito de fortalecer ainda mais a indústria. A Siena Vedações Industriais pretende colaborar e participar desse processo para tornar a indústria mais forte e atraente para novos negócios.
Mônica Gonçalves – Diretora Comercial – Siena Vedações Industriais
Deixar um comentário