Explosões, incêndios, vazamentos de resíduos tóxicos, entre outras ocorrências, fazem parte das atividades de risco das indústrias que atuam em ambientes críticos e atividades industriais complexas. Enquanto algumas situações fazem parte da rotina do setor industrial, outras; marcam suas trajetórias com verdadeiros desastres industriais.

O rompimento da barragem em Brumadinho e em Mariana, a explosão da Plataforma P-36, o recente vazamento de óleo nas praias do nordeste, apontam que medidas de segurança devem seguidas para evitar as tragédias industriais. A vulnerabilidade brasileira no despreparo para lidar com falhas que deveriam ser preventivas e na inadequada resposta para situações de alto risco, mostram que qualquer atividade industrial requer preparo técnico, conhecimento e mostram como um único componente pode afetar o funcionamento de equipamentos levando desde pequenos vazamentos a desastres que se configuram como tragédias mundiais. Quem não se lembra das 40 toneladas de gases tóxicos, que vazaram da fábrica de pesticidas na Índia, na década de 80? Cerca de 500 mil pessoas foram expostas ao isocianato de metila, altamente prejudicial à saúde humana e as famílias ainda buscam indenização da empresa americana responsável até os dias atuais.

Muitos outros acidentes na história da indústria mundial aconteceram nas últimas décadas, mas o foco é lembrar o poder da manutenção preventiva nos processos industriais onde a vedação possui papel fundamental, já que máquinas e componentes precisam exercer corretamente suas funções evitando desgastes ou qualquer impacto que impeça o bom funcionamento das diversas máquinas envolvidas na produção industrial.

É aí que entram as vedações industriais responsáveis por conter vazamentos de fluidos de todo tipo, evitando a poluição ambiental e os riscos de um acidente virar tragédia. Para isso, a qualidade das vedações industriais deve ser de excelência e que ofereça resistência a processos químicos, altas temperaturas e pressão. Por se tratar de um produto barato, mas de alto valor agregado visto que as máquinas dependem desse componente, a troca da vedação é fundamental para atestar a eficiência e segurança dos equipamentos, bem como, o bom desempenho dos diversos segmentos industriais, que necessitam da vedação para manter a produção. Não importa o tipo de operação se são sistemas pneumáticos ou hidráulicos, todos necessitam das vedações industriais em suas aplicações. Gaxetas, juntas, retentores, vedantes especiais entram nessa lista indispensável às indústrias como forma de impedir vazamentos de qualquer tipo de fluido. Portanto, ao contratar uma fabricante para sua aplicação, certifique-se da seriedade e da confiabilidade dos seus produtos para trabalhar com total segurança em suas operações industriais.

Mônica Gonçalves
Gerência Comercial
Siena Vedações Industriais