O vazamento de flange nos sistemas de tubulação gera custos substanciais à indústria. Isso porque uma ilha industrial pode ser desligada gerando enorme tempo de inatividade resultando em altíssimos custos para fazer o reparo de um vazamento. E para evitar vazamentos do flange é fundamental a escolha do material correto de vedação, já que as juntas estão entre os componentes mais cruciais das juntas flangeadas dentro dos sistemas de tubulação.

A junta veda as imperfeições da superfície do flange e gera uma vedação estanque. Este tipo de instalação promove que crie uma vedação estática em torno da junta. As juntas são compostas por um único ou uma combinação de materiais implementados entre uma junta mecânica flangeada. Dependendo da superfície de contato mais áspera, por exemplo, mais justa será a vedação.

Normalmente, as juntas de flange vazam porque o diâmetro interno dela deve estar totalmente adequado com as especificações da junta flangeada para não ocorrer vazamentos. Outro aspecto é a questão da lubrificação: deve estar de acordo com a orientação do fabricante, entre outros fatores que podem acontecer dependendo do tipo de junta utilizada relacionada ao segmento onde será aplicada.

Projetando soluções para evitar vazamentos das juntas de flange

Design

O design deve ser compatível com a aplicação sugerida.

Pressão

A pressão do flange também deve ser satisfatória para comprimir a junta na garantia de uma vedação mais firme e justa.

Temperatura

É outro fator importante já que influencia no alongamento dos parafusos e no relaxamento por degradação térmica e fluência. Mas o maior problema é que pode afetar a pressão do flange.

Gaxeta

A gaxeta deve ser projetada para vedar o fluído e que não possa ser atingida pelas propriedades corrosivas do fluído

Acabamento

O acabamento da superfície da junta deve ser verificado. O indicado é que não seja muito profundo e nem muito fino.

Espessura

A junta deve ser quatro vezes mais espessa ou mais grossa que o tipo de rugosidade da superfície das faces do flange de forma a cobrir as faces ao mesmo tempo, que realiza a função de compressão.

Largura

A largura da junta deve ter tamanho suficiente e seu diâmetro maior para suportar maiores níveis de pressão.

Projetar juntas industriais é um trabalho complexo, mas seguindo os parâmetros corretos, vai atender aos requisitos necessários a qualquer tipo de aplicação solicitada pelo cliente.

Quer saber mais juntas industriais? Consulte os colaboradores da Siena Vedações Industriais!