É preciso que se entenda sobre os sistemas de vedação e suas aplicações industriais. Isso porque é a vedação que vai manter o funcionamento correto das instalações e seus respectivos equipamentos em todo o setor industrial. Uma situação corriqueira nas indústrias químicas, por exemplo, é o vazamento pelas tubulações das linhas de produção. Quando constatada a deterioração da junta, normalmente, o engenheiro identifica falha no erro da especificação do produto, ou seja, o material escolhido está incompatível com a ação proposta. Este erro muitas vezes comum, alerta à necessidade de especificar de forma correta do vedante mecânico a ser eleito para suportar as ações químicas e mecânicas, assim como, relativas às instalações de produção. Para isso, vamos elencar os tipos de elementos de vedação indispensáveis a qualquer indústria química, inclusive as que utilizam instalações e equipamentos hidráulicos em seus sistemas de produção.

10 elementos de vedação essenciais

1. Coxins

São elementos de vedação para absorver vibrações e impacto em sistemas mecânicos. Garantem estabilidade e suporte dos próprios pesos. São geralmente aplicados em motores de diversas rotações, equipamentos pesados e de movimentação, assim como em veículos, tratores, empilhadeiras, prensas, injetoras, entre outros.

2. Êmbolos

Elementos usados para aplicações com duplo efeito. Fornecem segurança nos processos de movimentação de fluidos em sistemas hidráulicos de baixa pressão.

3. Gaxetas

Elementos para vedantes em vários materiais para aplicações hidráulicas de movimento axial de baixa ou alta pressão. O modelo da gaxeta vai depender do uso ou onde será aplicada. A gaxeta executa a vedação através da pressão exercida pelo fluido contra a parede do cilindro.

4. Gaxetas em “V”

São gaxetas em formato em “V” para serem usadas em sistemas hidráulicos de alta pressão nos casos em que as gaxetas de borracha não suportam tais condições. Podem ser fabricadas com grafite para minimizar o atrito. Indicadas para equipamentos como máquinas agrícolas, empilhadeiras, prensas hidráulicas e maquinário pesado em geral.

5. Diafragmas e Juntas

As juntas de borracha são eleitas para uso em vedação estática em flanges, motores, carcaças de máquinas, entre outros, promovendo uma vedação segura. Os diafragmas são para bombeamento e acionamento de equipamentos da indústria química e petroquímica através de gases, vapores e fluidos.

6. Retentores

São elementos de vedação dinâmicos, possuem chapa metálica interna ou também em aço carbono na chapa metálica externa promovendo estabilidade na vedação de sistemas com movimento radial. Modelos de retentores são decididos a partir da temperatura, pressão e velocidade angular do sistema que será adotado.

7. Acoplamentos

Elementos usados em motores e redutores industriais para eliminar ruídos e vibrações ao acionarem. São fabricados com poliuretano e podem ser lubrificados ou não, rígidos ou flexíveis, vai depender das especificações de cada equipamento.

8. Anéis raspadores

Elementos usados na limpeza de hastes dos sistemas hidráulicos para remover sujeiras, poeira e partículas que possam danificar sistemas mecânicos ou hidráulicos.

9. Anéis de vedação

São elementos, em forma de anel, para aplicações em sistemas estáticos ou dinâmicos e fabricados em diversos materiais e padrões. É normalmente usado na vedação de peças de máquinas e produtos em forma líquida ou gasosa.

10. Vedantes personalizados

São elementos de vedação que podem ser projetados pela engenharia como solução para vedantes que estão fora do mercado padrão através de um projeto com avaliação sobre os equipamentos, bem como suas instalações. Vedantes personalizados servem para inúmeras situações técnicas dentro dos processos industriais.

Se estiver interessado em entender mais sobre os elementos de vedação seja na aquisição de novos conhecimentos ou para encontrar a melhor solução para sua aplicação industrial, converse com os colaboradores da Siena Vedações Industriais. Gostamos do que fazemos!