Todo local de trabalho possui riscos à saúde e à segurança das pessoas. Quando o ambiente é a indústria de mineração, existem ainda mais perigos que na maioria dos locais de trabalho. Os Estados de Minas Gerais e Pará onde estão as maiores mineradoras do País são os locais onde as estatísticas demonstram maior probabilidade de acidentes fatais. Na última década, o índice médio de acidentes na indústria foi de cerca de 9%, segundo a Fundacentro. No setor de mineração no mesmo período, o índice foi de 21,99%. Casos como o rompimento de barragens em mineradoras como ocorreu em julho do ano passado, elevam as estatísticas e tornam o gerenciamento de riscos dessa atividade ainda mais alarmante.

Por isso, segurança no local de trabalho nas minerados é algo que deve ser mapeado e implementado de forma correta para tornar mais seguro esses ambientes.

9 dicas de segurança em mineradoras

1. Saúde

O trabalho em minas de carvão ou em áreas correlatas atraem poeira e detritos ao corpo afetando os pulmões. Gerações com “pulmões negros” detectados em exames. Por isso, existe uma ferramenta de conformidade, que as empresas precisam seguir para determinar em que grau e quais tipos de riscos os trabalhadores estão expostos numa tabela (OSHA) e como manter a sua equipe tratada e segura. Proteção respiratória adequada deve ser fornecida pela empresa.

2. Comunicação

Ao notar a existência de risco em uma área, é essencial que as pessoas estejam cientes de qualquer perigo potencial e a empresa de mineração deve se concentrar em melhorar a comunicação mapeando os perigos em todo o local de trabalho. Sinais, etiquetas, comunicados, entre outros artifícios são necessários. Regulamentos federais e estaduais devem ser seguidos.

3. Alteração de local

Os trabalhadores de mineração estão sempre mudando o local de trabalho. Ora em túneis; ora em mineradoras. Desta forma, os requisitos de integridade estrutural também se alteram. Portanto, a comunicação eficiente deve ser adotada para preservar as condições de saúde e segurança das equipes.

4. Explosivos

O uso de explosivos na mineração é bastante comum. De fato, pode se tornar tão comum que algumas pessoas são tentadas a tomar atalhos de segurança porque acham que têm experiência e conhecimento para executar essas ações. Por isso, toda empresa de mineração deve ter políticas específicas de segurança detalhando a forma como os explosivos são usados e manipulados. Um erro nesse sentido pode ser fatal e levar a ferimentos graves e até mortes.

5. Quedas

Quando a maioria das pessoas pensa em saúde e segurança na mineração, na verdade nem imagina uma queda. Se a mineração está atrelada ao solo ou no subsolo, quedas em poço de mineração ou até em descidas íngremes podem ocorrer, portanto, planejar é necessário. Por isso, a verificação dos equipamentos de segurança deve ser constante.

6. Elétrica

A maioria dos ambientes de mineração possui muitas peças diferentes de equipamentos elétricos que são usados ​​regularmente. O problema é que esses dispositivos precisam ser deslocados para outros locais diferentes, dentro e fora da própria mina. Cabos elétricos estendidos ao longo de muitas áreas podem causar riscos de eletrocussão. É preciso seguir políticas de segurança em vigor com precauções de segurança e a forma como os cabos elétricos devem estar dispostos.

7. Incêndio

Outro grande problema de segurança na mineração são os incêndios, que podem vir de várias fontes nos locais de trabalho na mineração. Se houver gás natural ou combustível usado para alimentar máquinas também corre o risco de incêndio. Para minimizar esse risco é necessário instalar um sistema tradicional de combate a incêndio através de um programa de saúde e segurança da mineração.

8. Desmoronamentos

Ao trabalhar nas minas ou nas proximidades, a preocupação com desmoronamento é constante. O fenômeno pode ocorrer porque rochas ou outros detritos ficam instáveis ​​e caem na mina podendo causar esmagamento dos funcionários ou aprisionamento nas profundezas da mina. Caso o solo ao redor da mina não estiver adequadamente apoiado, pode haver colapso e até a condução de equipamentos pesados sobre essas áreas com maior probabilidade de risco para potenciais desmoronamentos.

9. Veículos

Os locais de mineração contam com muitos veículos usados ​​em toda a área como caminhões de cimento, tratores, guindastes, entre outros. O problema é que nessas áreas pessoas não podem circular. Para isso, uma área de tráfego bem planejada é essencial para garantir saúde e segurança na mineração.

Tornar a segurança e saúde em mineração é uma prioridade para ajudar a melhorar as condições no local de trabalho. As orientações acima somadas a participação dos gerenciadores das mineradoras podem tornar menos comum acidentes no ambiente das minas ajudando a reduzir as estatísticas neste setor.