Uma junta de vedação é um material que comprimido entre duas partes de uma flange consegue manter um fluído sem vazamento para uma aplicação industrial eficiente. Usadas em diversos maquinários, as juntas de vedação são fundamentais para garantir a segurança aos procedimentos efetuados na indústria. Uma junta escolhida de forma equivocada compromete os resultados de uma máquina com o conseqüente vazamento. Por isso, é importante que os profissionais envolvidos neste setor saibam como escolher as diferentes juntas para suas aplicações. Os tipos mais comuns de juntas disponíveis no mercado são: as juntas de alta temperatura, juntas de metal, juntas de borracha, juntas de corte suave, juntas de esponja, além das juntas de tecido.

6 critérios a seguir ao optar por uma junta

1. Dimensão

O número e o tamanho dos parafusos que demandam recortes ou orifícios na junta são alguns dos elementos básicos, que devem ser levados em consideração, além das dimensões como espessura, tamanho do tubo, diâmetro externo, diâmetro interno, diâmetro do furo do parafuso e a espessura. Profissionais de engenharia de uma empresa costumam fornecer tais informações e a fabricante de juntas fornecerá mais subsídios para sua escolha.

2. Pressão

A quantidade de pressão atuante sobre uma junta é importante para determinar qual material deve ser usado. Saber a quantidade de pressão externa ou interna do equipamento é importante. Por exemplo, uma pressão descendente pode determinar o tipo de material que deverá ser usado e qual a proporção de ajuste de uma junta.

3. Vida útil

uma junta que deve ser usada em uma peça, que é reparada regularmente, será diferente de uma peça que permanece vedada e totalmente operacional por vários anos. Portanto, a vida útil de uma junta é um fator muito importante.

4. Temperatura

Temperaturas muito altas e extremas ou baixas têm um impacto direto quanto ao material e o tipo de junta. Para isso, as flutuações de temperatura devem ser determinadas, porque a temperatura influencia nas tensões através da contração e expansão dos materiais a serem utilizados.

5. Compatibilidade

Compatibilidade é um fator importante, que às vezes fica relegado em segundo plano. Alguns materiais não são compatíveis entre si, então, é recomendável evitar algumas combinações. Equipamentos laváveis, com gases ou outros tipos de líquidos usados no processo industrial devem ser determinados para evitar a degradação antecipada de uma junta. Importante lembrar também, que existem tabelas de resistência químicas para materiais de acordo com cada ataque químico.

6. Aplicações

Existem várias aplicações para as juntas, então elas devem ser especificadas como: separadores líquidos, água do óleo, por exemplo. Separação de gases tóxicos ou que exigem proteção contra alguma contaminação externa e as aplicações voltadas à proteção dos equipamentos mais sensíveis contra vazamentos ou interferências eletromagnéticas de frequência dos próprios equipamentos.

Se ao escolher uma junta, você optar por levar em consideração os seis requisitos explicados, ajudará na seleção correta de uma junta que tenha durabilidade, seja confiável e atenda a todos os requisitos necessários.

Quer entender mais sobre a escolha de uma junta? Consulte a equipe da Siena Vedações Industriais. Nosso foco é acolher suas dúvidas e garantir a fabricação ideal da junta à sua empresa!