O PTFE ou politetrafluoretileno tem se destacado como material escolhido para aplicações que necessitam de compatibilidade com produtos químicos, baixas fricções e ampla gama de faixas de temperaturas. Por estas características, o PTFE tem sido largamente usado para vedar fluidos. A demanda industrial por materiais técnicos com alta qualidade aumenta a cada dia e as peças de vedação podem ser enriquecidas com cargas como é o caso do PTFE para melhor desempenho nas variadas aplicações.

Desempenho

Para que o desempenho da vedação seja mais eficaz, os fabricantes têm incorporado ao PTFE cargas de materiais com alta qualidade criando um produto de excelência. Os compostos aliados ao PTFE fornecem excelente resistência contra desgastes, estabilidade e boa reação positiva a qualquer vulnerabilidade. Quando as vedações são dinâmicas, por exemplo, podemos utilizar a borracha em conjunto com o PTFE oferecendo maior resiliência na manutenção da vedação no contato com a superfície.

As vedações dinâmicas ocorrem quando existem componentes em movimento, que pode ser movimento rotativo (quando um eixo gira numa câmara com o fluido a ser vedado pelo elemento de vedação) como em reatores, bombas, misturadores ou movimento alternativo (quando o eixo vai e retorna alternadamente).

Compostos do PTFE

No grupo de produtos em PTFE, os materiais fazem a diferença na vedação de sistemas, máquinas e equipamentos que contam com as características do PTFE para uma vedação completa. A fabricação das vedações em PTFE utiliza alguns materiais poliméricos nos compostos, que devem atender a uma gama de vedações para os mais variados ambientes industriais. O PTFE Teflon com carga pode ser fabricado com fibra de vidro, grafite, carbono/grafite, todos com por porcentagem de 15% até 25%, fibra de vidro com molibdênio ou fibra de vidro com grafite e bronze entre 40 e 60%.

O PTFE é inerte quimicamente em temperaturas elevadas e pressões na maioria dos produtos químicos e solventes industriais. Os compostos concentrados em PTFE têm o poder de prevenir reação com muitos produtos químicos e possuem alta estabilidade térmica, além das características de auto-lubrificação. A maioria dos elastômeros sofre deformação permanente durante mudanças de temperatura ocasionando a degradação do material em vedações elastoméricas ou tecido sintético. No entanto, os compostos em PTFE resistem ao envelhecimento, degradação e alteração nas propriedades físicas sob altas temperaturas.

Confira as variações do PTFE

No segmento de vedação industrial, podemos destacar três tipos de PTFE: o virgem, PTFE com carga e o expandido.

PTFE Puro

É um produto virgem, sem carga e fabricado sem aditivos ou qualquer processo de expansão, o que lhe confere uso para baixas pressões, em temperatura ambiente e para fluidos não perigosos por conter espessura mais fina, em média, 0, 5 mm e tendência à deformação.

PTFE com carga

Usa aditivo na solução de PTFE e combina cargas em sílica, bário e microesferas junto à composição do PTFE virgem. Indicado para fluidos alcalino, ácido e de baixo torque.

PTFE Expandido

O PTFE expandido tem a mesma composição do PTFE puro, mas ele é fabricado pelo processo de tração do material, o que lhe proporciona uma vedação superior aliada a resistência química do produto. O PTFE expandido não possui deformação e é capaz de aceitar maior compressão e pressão de esmagamento, além de manter a pressão por maior tempo que as demais variações.