Protetores de flange

Protetor de flange com visor
Protetor de flange em PVC

Utilizado principalmente em aplicações industriais, o flange consiste em um disco vazado e adaptado à extremidade de um tubo, do qual é possível fazer sua ligação com outro tubo de especificação igual.

Sabe-se que a proteção dessas conexões é imperativa em ambientes industriais, sobretudo em áreas como a farmacêutica, química e petrolífera. Os protetores de flange atuam na prevenção de pulverização de fluidos químicos perigosos a partir das conexões flangeadas; se houver falha nessas vedações, os danos causados por jatos de produtos nocivos à saúde podem sem evitados com segurança, através de adequada proteção.

Atuando em prol da segurança individual e coletiva, a Siena possui uma linha completa de produtos voltados à minimização de riscos e aumento de proteção de nossos clientes:

  • Maior segurança em tubos e conexões de passagem de fluidos corrosivos, quentes, pressurizados e/ou combustíveis;
  • Proteção individual aos operadores;
  • Proteção aos visitantes;
  • Proteção de patrimônio.

Além disso, a Siena possui certificação ISO9001 em todos os procedimentos de produção, seguindo os critérios mais rigorosos de controle de qualidade e segurança. É o caso das normas para flanges ASME, ANSI, DIN, JIS, AWWA, Classes 150# e 300#.

Dessa maneira, é fundamental que a escolha do material de proteção seja efetiva; somente sob essa condição os protetores de flange cumprirão seu objetivo. Afinal, escolhendo-se um material protetivo de maneira equivocada, um acidente catastrófico pode ocorrer, ao passo que a escolha correta garante a segurança quista e desejada.

Solução personalizada

A Siena, ainda, pode compor protetores de flange utilizando-se combinações diversas de materiais para atender uma demanda específica. Por exemplo, utilizar o Teflon® na parte interna para que não haja contaminação com o meio ambiente, e poliuretano na parte externa, garantindo-se que o protetor exposto às condições externas não seja danificado.

Para que a demanda seja devidamente atendida, a Siena avalia as condições de trabalho em que o protetor seria submetido e informa se produto soluciona os requisitos e necessidades do cliente.

Para soluções personalizadas, oferecemos excelente consultoria totalmente gratuita

Protetor de flange – PF701

Legenda Composição do PF 701

Composição do PF 70 1

1 . Fita sinalizadora de vazamento;

2 . Tecido de PVC ;

3. Película transparente PVC ;

4 . Banda reflexiva noturna e faixa colorida (opcional)

O Protetor d e Flange P F70 1 , é u m protetor d e flange em PVC fl ex íve l ( PVC com posto ) , onde plastificantes ou elastômeros são incorporados ao PVC d e modo a conferir maciez e flexibilidade. Ainda que esta mudança cause alguma perda na resistência química do material , o PVC transparente ainda assim permanece com boa resistência química em muitos com postos químicos sob determinadas condições.

Ácidos e Álcalis diluídos exibem efeitos discretos em temperatura ambiente, porém e m temperaturas elevada s pode ocorrer hidrólise ou extração do plastificante, já os concentrados, provoca m hidrólise do plastificante mesmo em temperaturas baixas.

Líquidos Orgânicos tem como principal efeito nos compostos de PVC plastificado a extração parcial dos plastificantes, provocando aumento da dureza do material e eventualmente fragilização.

A maioria dos líquidos orgânicos promove a extração parcial dos plastificantes, porém nos casos de hidrocarbonetos aromáticos e cloradas, com postos nitrosos alifáticos e aromáticos , cetonas, ésteres alifáticos e aromáticos, a extração dos plastificantes é acompanhada de amolecimento e inchamento do composto, sendo difícil estimar os resultados finais.

Na utilização dos compostos de PVC na presença de determinados solventes, os plastificantes são substituídos de modo que o com posto permanece flexível estando em contato como reagente. Se a evaporação do solvente ocorre, o composto sofre enrijecimento e não mais é flexibilizado no caso de nova imersão no mesmo solvente.

Outras características de desempenho do produto

  • Design que fixa o produto parafuso a parafuso, dificultando o efeito escorregamento;
  • Resistência de alta pressão: até 3 M PA;
  • Temperatura de trabalho máxima 60° C;
  • Vida útil estimada: em ambientes internos 4 a nos, em ambientes externos 3 a nos.

Recomendações de substituição

Inspecionar o produto periodicamente durante o uso. Condições ambientais e padrões de uso em condições limites podem encurtar sua vida útil.

Recomenda-se a substituição do produto quando identificada corrosão local, corrosão uniforme, rachaduras e acúmulo de manchas afetarem a transparência , ou endurecimento.

Protetor de flange – PF701-b

O Protetor de Flange PF70 1-B é um protetor de flange em PVC flexível (PVC composto), onde plastificantes e elastômeros são incorporados ao PVC para conferir maciez e flexibilidade. Embora essa mudança possa causar alguma perda na resistência química do material, o PVC transparente ainda mantém boa resistência química em muitos compostos químicos sob determinadas condições.

Ácidos e Álcalis diluídos exibem efeitos discretos em temperatura ambiente, porém, em temperaturas elevadas, pode ocorrer hidrólise ou extração do plastificante. Já os concentrados provocam hidrólise do plastificante mesmo em temperaturas baixas. Líquidos Orgânicos têm como principal efeito nos compostos de PVC plastificado a extração parcial dos plastificantes, provocando aumento da dureza do material e eventualmente fragilização.

A maioria dos líquidos orgânicos promove a extração parcial dos plastificantes, porém nos casos de hidrocarbonetos aromáticos e clorados, compostos nitrosos alifáticos e aromáticos, cetonas, ésteres alifáticos e aromáticos, a extração dos plastificantes é acompanhada de amolecimento e inchamento do composto, sendo difícil estimar os resultados finais.

Na utilização dos compostos de PVC na presença de determinados solventes, os plastificantes são substituídos de modo que o composto permanece flexível em contato com o reagente. Se a evaporação do solvente ocorre, o composto sofre enrijecimento e não é mais flexibilizado no caso de nova imersão no mesmo solvente.

Outras características de desempenho do produto:

  • Resistência de alta pressão: até 3 MPa;
  • Temperatura de trabalho máxima: 60°C;
  • Vida útil estimada: em ambientes internos, 3 anos; em ambientes externos, 2 anos.

Recomendações de substituição

Inspecionar o produto periodicamente durante o uso. Condições ambientais e padrões de uso em condições limite podem encurtar sua vida útil. Recomenda-se a substituição do produto quando identificada corrosão local, corrosão uniforme, rachaduras e acúmulo de manchas afetarem a transparência ou endurecimento.

Protetor de flange metálico – F401

Os protetores metálicos desenvolvidos pela Siena podem ser fabricados em inox 304 ou aço carbono galvanizado a fogo. Liga de aço inox 304: liga com cromo (18-20%) e níquel (8-10%) com temperatura máxima de trabalho de 760 ºC, alta resistência à corrosão. Liga Aço carbono: Aço de qualidade comercial com um limite superior de temperatura de aproximadamente 540ºC, baixa resistência à corrosão.

Características:

  • Fabricado de acordo com as normas ASME B16.5, DIN 1092, entre outras. Basta informar o diâmetro nominal e a classe de pressão do flange.
  • Pode ser fabricado para qualquer dimensional, inclusive para proteção de juntas de expansão e válvulas, desde que medidas específicas sejam informadas.
  • Totalmente montado com soldas TIG e excelente acabamento, sem parafusos ou similares.
  • Fixação rápida que facilita a instalação e manuseio.
  • Eficaz na proteção anti-spray, tanto para pessoas quanto para equipamentos.
  • Pode ser feito em Aço inox 304 ou aço carbono galvanizado a fogo. O dreno é opcional, mas mais indicado para instalação na posição horizontal.

Detalhe fecho rápido

Dreno (opcional)

Protetor I N OX sem dreno

Protetor de flange – P6701

O Protetor de Frange PF601 é construído em tecido de fibra de vidro com cobertura de PTFE.

Um grande atributo desse polímero é a propriedade de retardante de chama, ou seja, não propaga o fogo. Além disso, o PTFE também apresenta alta resistência química a ácidos, bases, óleo combustível, lubrificantes etc.

  • Temperatura de trabalho: -240˚C;
  • Pressão máxima: 1650 PSI ou 120 Bar
  • Antichama: sim
  • Resistência UV e química: Alta

Pode ser fabricado para proteção de flanges norma ASME/ANSI, DIN ou JIS, basta informar o diâmetro nominal da linha e a classe de pressão.

Protetor de flange – PF801

Legenda Composição do PF 801

  1. Dupla película transparente, interno Teflon FEP e externo PTFE;
  2. Tecido de PTFE grosso;
  3. Linhas e costuras em PTFE;
  4. Fita sinalizadora de vazamento;
  5. Cordão em PTFE.

O protetor de flange PF801 tem um ótimo desempenho em uma ampla gama de temperaturas que varia em serviço contínuo -35 a 205 ºC e pode ser usado em serviço intermitente a temperaturas de até 260 ºC.

A composição de materiais do PF801 proporciona propriedades químicas que o tornam inerte e resistente a solventes para praticamente todos os produtos químicos, exceto metais alcalinos derretidos, flúor a temperaturas elevadas, e certos compostos halogenados complexos, tais como trifluoreto de cloro, a temperaturas e pressões elevadas.

Em circunstâncias em que as temperaturas de uso final estão próximas do limite de serviço superior de 205 ºC, hidróxido de sódio de 80%, hidretos metálicos, cloreto de alumínio, amônia e certas aminas (R-NH2) podem atacar o filme FEP de uma maneira semelhante aos metais alcalinos derretidos. Testes especiais são necessários quando tais condições extremas de redução ou oxidação são evidentes. Com essas exceções observadas, o PF801 exibe uma gama muito ampla de manutenção química e térmica.

As substâncias químicas listadas na tabela abaixo são representativas daquelas com as quais o produto foi considerado não reativo.

Ácido abieticoCiclohexanoÁcido clorídricoPineo
Ácido acéticoCiclohexanonaÁcido fluorídricoPiperidene
Ácido acéticoFtalato de dibutilPeróxido de hiodrogênioPoliacrillonitrilo
AcetonaDibutyl sebacateChumboAcetato de potássio
AcetofenonaCarbonato de dietiloCloreto de magnésioHidróxido de potássio
Anidrido acrilicoÉter dietilMercúrioPermangênio de potássio
Acetato de allylDi-isobutyl adipateÁcido metacrilicoPiridina
Methacrilato de AllylDimetilformamidaMetanolSabão e detergentes
Cloreto de alumínioDimetilhidrazina, não simétricaCetona de metilHidróxido de sódio
Amônia, líquidoDimetilhidrazina, não simétricaMetacrilico de metilaHipoclorito de sódio
Cloreto de amônioDioxanoNaftalinaPeróxido de sódio
AnilinaAcetato de etilaNaftolsSolventes, alifáticos e aromáticos
BenzonitrilaÁlcool etílicoÁcido nítricoSolventes, alifáticos e aromáticos
Cloreto de benzoilaÉter etílicoNitrobenzenoCloreto de Stannous
Álcool benzílicoHexoato etílico2-Nitro-butanolEnxofre
BóraxBrometo de etileno2-Nitro-2-metil propanolÁcido sulfúrico
Ácido bóricoEtileno glicolTetroxida de nitrogênioTetrabromoethano
BromoCloreto-de-férricoNitrometanoTetraclotileno
n-Butyl amineFosfato férricon-Octadecyl álcoolÁcido tricloroacético
Acetato de butylFluoronaphthaleneÓleos, animais e vegetaisTricloroetileno
Metracrilato de ButylFluoronaphthaleneOzonoFosfato tricresyl
Cloreto de cálcioFormaldeidoPenclorobenzamidaTrietanolamina
Dissulfeto de carbonoÁcido fórmicoPercloroetilenoMetacrilico de vinil
CetaneFuranePerfluoroxilenoÁgua
CloroGasolinaFenolXileno
ClorofórmioHexachlorethaneÁcido fosfóricoCloreto de zinco
Ácido clorosulfônicoHexanoPentaclorida de fósforo 
Ácido cromômicoHidrazinaÁcido ftálico 

Outras Características de Desempenho do produto

  • Design que fixa o produto parafuso a parafuso, dificultando o efeito escorregamento;
  • Resistência de alta pressão: até 3 MPa;
  • Vida útil estimada: em ambientes internos 4 anos, em ambientes externos 3 anos.

Recomendações de substituição

Inspecionar o produto periodicamente durante o uso. Condições ambientais e padrões de uso em condições limites podem encurtar sua vida útil.

Recomenda-se a substituição do produto quando identificada corrosão local, corrosão uniforme, rachaduras e acúmulo de manchas afetarem a transparência.

Protetor de flange em PVC (Policloreto de Vinila)

Uma grande vantagem do PVC está em sua inércia química, ou seja, tendem a não reagir quimicamente com outros compostos. Suas principais características são:

  • Resistência química a bases fortes, ácidos minerais e sais, conhecidos por serem corrosivos
  • Maleabilidade
  • Excelentes em vedação
  • Sustentáveis, por serem recicláveis
  • Temperatura de trabalho: 0°C a 60°C.
  • Antichama: não.
  • Resistência UV e química: alta.

Protetor de flange em PTFE (Politetrafluoretileno) / Teflon®

Um grande atributo desse polímero é propriedade de retardância de chama, ou seja, não propaga o fogo. Além disso, o PTFE também:

  • Apresenta alta resistência química a ácidos, bases, óleo combustível, lubrificantes etc.
  • Tem boas propriedades mecânicas
  • Temperatura de trabalho: -240°C a 260°C
  • Pressão máxima: 1650 PSI ou 120 Bar
  • Antichama: sim
  • Resistência UV e química: Alta

Protetor de flange em tecido de aramida

Uma qualidade diferenciada desse material está em sua alta resistência mecânica. Além disso, sua construção o permite ser categorizado com um tecido antichamas, já que seu índice de inflamabilidade é zero. Dentre sua características:

  • Excelente isolante térmico
  • Peso baixo
  • Resistente à corrosão
  • Resistência a altas temperaturas.
  • Temperatura: máx. 350°C
  • Antichama: não
  • Resistência UV e química: alta

Protetor de flange em PUR (Poliuretano)

Conhecido por sua robustez e alta aplicabilidade, o poliuretano apresenta boa aderência a uma variedade de substratos, resistindo a umidade e pequenos impactos. Outras características do PUR são:

  • Resistência à exposição de intempéries (chuva e sol)
  • Leveza
  • Resistência à abrasão
  • Temperatura de trabalho: 600°C
  • Antichama: sim
  • Resistência UV e química: baixa resistência química e excelente resistência UV

Protetor de flange com visor

Para maior segurança e prevenção de acidentes e contaminações, os protetores de flange com visor permitem uma inspeção prévia da presença ou não de resíduos químicos perigosos antes da abertura do produto. O material utilizado pode ser PVC, tecido em aramida, PUR, Teflon® etc.

Observação: as proteções de flange atuam contendo seguramente descargas de líquido, mas não são uma alternativa na vedação de juntas de tubos industriais.

Como instalar protetores de flange

Nossos protetores de flange são projetados para que a instalação e remoção levem poucos segundos.

Procedimento de instalação:

  1. Primeiramente, coloque o protetor simetricamente nos flanges e prenda-o com o velcro.
  2. Note que há cordas laterais nos protetores de flange; junte-as e puxe-as com firmeza. Isso dobrará as proteções que cobrem os parafusos e porcas.
  3. Lembre-se sempre de amarrar as cordas com um nó direito (nó utilizado para unir cabos não escorregadios e de diâmetros iguais), assim não se soltam sob pressão.
  4. Não puxe a corda para trás. Essa ação pode danificar o protetor.

Para realizar sua cotação, são necessárias as seguintes informações:

  1. Tipo de equipamento a ser vedado
  2. Padrão ASA, DIN, JIS, BS etc.
  3. Medidas dos flanges, tamanho nominal do flange
  4. Classificação de pressão:ex. 150LBS, PN10…
  5. Fluido químico da tubulação
  6. Quantidade de peças
  7. Condições externas.

Você pode solicitar uma cotação através do e-mail abaixo:



Se preferir, preencha o formulário abaixo e solicite uma cotação agora mesmo!

    Profissão (*)






    Sua privacidade é importante para nós. A Siena Vedações usa as informações que você fornece para contatá-lo com relação a conteúdo, produtos e serviços relevantes para você. Você pode cancelar a assinatura para parar de receber esse tipo de comunicação a qualquer momento. Para mais informações sobre a proteção de seus dados na Siena Vedações, consulte nossa Política de Privacidade.

    Últimas notícias

    A gestão estratégica desenvolvida tem o seu foco no melhor atendimento ao cliente e as partes interessadas, sempre envolvendo a alta direção como responsável pela eficácia do processo. Além de fornecer recursos, manter a infraestrutura adequada, treinar os colaboradores, avaliar seus provedores buscando a melhoria contínua, a adequação ao mercado atual para atender aos requisitos aplicáveis normativos e atingir a satisfação dos clientes.