É comum que diversas empresas ostentem a certificação de qualidade ISO em sua apresentação institucional. Porém, muitas pessoas – apesar de já terem ouvido falar – não sabem exatamente qual o significado dessas 3 letras tão valorizadas pelas corporações.

A Certificação ISO

A sigla ISO é originária do inglês, corruptela para International Organization for Standardization, ou seja, Organização Internacional de Padronização. Em outras palavras, denomina uma maneira de promover a normalização na produção e prestação de serviços, por meio de normas que garantem a qualidade e aprimoramento do processo produtivo.

Para facilitar a compreensão, basta imaginar uma linha de produção de parafusos e fixadores. É fundamental que esses produtos tenham as mesmas dimensões, qualidade e aparência, ou seja, é necessário padronização no processo produtivo. Isso envolve a inspeção dos materiais, a regulagem das máquinas, treinamento de colaboradores etc. Afinal, os clientes não querem se surpreender com parafusos com a mesma especificação, mas que não rosqueiam da mesma maneira.

Qualquer empresa pode ter certificação ISO. Porém, ela deve passar por uma série de fases que atestem a adequação às regras, garantindo ao cliente que naquele ambiente produtivo há qualidade certificada de produto ou serviço. Por isso, cada ISO atende uma área diferente em uma empresa.

Conheça agora as principais!

ISO 9000

Essa é uma das certificações mais conhecidas, dado o grande número de empresas certificadas, e é voltada para o processo de Gestão da Qualidade das empresas. Na ISO 9000, o foco principal está no processo e não no produto, com o objetivo de garantir que toda norma operacional seja seguida rigorosamente, visando o respeito à qualidade do produto. Essa norma se divide em algumas outras, como a ISO 9001, que será abordada logo em seguida.

ISO 9001

Assim como a ISO 9001,é uma das mais conhecidas. Nela o foco está na otimização dos processos das empresas, com atenção à ampliar a satisfação dos clientes.

Utilizando análises do processo produtivo da empresa, através da implementação da ISO 9001 a corporação pode conseguir:

  • Produção mais eficiente;
  • Diminuição nos custos e desperdício de matéria prima;
  • Ambiente mais sinérgico, com funcionários satisfeitos;
  • Diminuição de acidentes;
  • Mais oportunidades de negócios ganho de confiança no mercado.

Conheça a gestão estratégica desenvolvida pela Siena para maior satisfação de seus clientes.

ISO 14001

É uma norma focada em um sistema de gestão ambiental eficaz nas empresas. Busca-se, com a ISO 14001, ajudar as corporações a adequarem seus processos internos em legislações ambientais, sem que isso prejudique seu crescimento. É uma maneira eficaz de planejar, organizar, checar e praticar ações ambientais (ciclo PDCA, do inglês plan-do-check-act). Os benefícios são diversos:

  • Integração a outros setores da gestão empresarial;
  • Redução de desperdícios e, consequentemente, dos custos;
  • Melhoria contínua em produção e sustentabilidade;
  • Conservação dos recursos ambientais;
  • Grande valor agregado à empresa no que diz respeito à Responsabilidade Ambiental.

ISO 45001

Nessa norma, o foco está no Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO), ou seja, a melhoria na Saúde e Segurança do Trabalho (SST). A certificação ISO 45001 surgiu e foi desenvolvida em função dos inúmeros acidentes de trabalho que acontecem nas empresas, bem como os números alarmantes em mortes anuais decorrentes de doenças e tragédias laborais.

De acordo com a norma, uma empresa é responsável pela saúde e segurança ocupacional de seus empregados e terceiros que podem ser afetados por suas atividades. Em outras palavras, os empregadores são responsáveis por promover saúde física e mental a seus colaboradores.

De maneira análoga às outras normas, adequar-se à ISO 45001 traz vantagens:

  • Redução em acidentes trabalhistas, o que diminui a ocorrência de processos e promove a redução de custos;
  • Promoção de ambiente seguro, o que dá mais conforto ao trabalhador e aumenta sua satisfação com o ambiente;
  • Agrega valor de mercado à empresa como instituição responsável em saúde e segurança do trabalho.

ISO 27001

Cada vez mais as empresas vêm se modernizando através da informática, ou seja, armazenam toda sua informação de maneira digital. A certificação ISO 27001 está diretamente ligada à segurança da informação.

Sabe-se que se uma empresa sofrer um ataque hacker em seu sistema de gestão, isso pode marcar sua ruína e o fim de seus dias. Por isso essa norma é tão importante, pois propõe a melhoria e desenvolvimento na gestão e segurança das informações processadas e armazenadas, trazendo benefícios como:

  • Sistema interligado e seguro, aumentando a velocidade na tomada de decisões, minimizando erros e otimizando a organização interna;
  • Redução de custos;
  • Excelente visibilidade no mercado.

Apesar das normas ISO terem propostas diferentes para setores distintos em empresas, elas não são excludentes, tampouco individualizadas. Afinal, todas têm um objetivo em comum: a melhoria contínua em processos produtivos ou prestação de serviços dentro das corporações.

Quando aplicadas em conjunto, permitem a melhora da empresa como um todo, como o incremento dos processos produtivos e ganhos de visibilidade e valor no mercado. Os resultados, por sua vez, são expressivos a curto, médio e longo prazo.

Conte-nos o que achou deste conteúdo!