A maioria das indústrias pesadas como mineração, construção, energia e petroquímica são caracterizadas por ambientes agressivos, contendo produtos químicos, soluções de hidrocarbonetos, solventes e poeira. Nesses ambientes hostis, Cada vez mais as indústrias necessitam de soluções de vedação confiáveis ​​em suas aplicações estáticas, rotativas, alternativas e uma variedade de aplicações industriais. Os fabricantes oferecem algumas alternativas e vários tipos de peças para atender a crescente demanda industrial de juntas para altas temperaturas, além de pressão, vapor saturado e calor intenso. Por isso, o tipo de material usado na fabricação da junta é essencial para o bom desempenho e durabilidade da peça.

04 materiais de juntas para ambientes industriais hostis

1. PTFE

O polímero Politetrafluoretileno, popularmente conhecido como teflon, é um material versátil usado desde aeronaves até panelas. Na indústria, possui alto desempenho, estabilidade térmica e resistência química. Por isso, é um ótimo material para juntas industriais. Este polímero importante é utilizado na fabricação de juntas de vedação industrial, por sua excepcional resistência química.

2. Grafite Flexível

A grafite flexível é um mineral natural com propriedades condutoras térmicas e elétricas semelhantes ao metal. Este material é resistente a altas temperaturas e, por isso, muito usado na fabricação de juntas para aplicações industriais normalmente utilizado nas indústrias petroquímicas, fundições, usinas, entre outros setores. Além disso, ajuda na proteção contra oxidação e corrosão. A grafite flexível tem baixo coeficiente de atrito, é auto lubrificante, resistente e com boa durabilidade mesmo em situações extremas.

3. Folha de grafite

A folha de grafite, material também usado na fabricação de juntas à indústria pesada, é normalmente utilizado para cobrir molas planas na criação da junta. A folha é geralmente feita com grafite puro expandido e apresenta além de flexibilidade, ótima resistência química, assim como, condutividade térmica. Também é um material bem resistente a altas temperaturas.

4. Não amianto comprimido

Este material é fabricado com borracha nitrílica e fibras de aramida sintética. Eles são capazes de resistir a altas temperaturas e as juntas produzidas com este material são recomendadas para aplicações com solventes, óleos, combustíveis e ácidos. Este material é comumente usado em juntas de flange para equipamentos de refino e tubulações de destilação, assim como, nas juntas para oleodutos.

Entender sobre os materiais em que são fabricadas as juntas pode ajudá-lo a entender as especificações corretas para uma gaxeta ideal. Quer saber mais sobre a fabricação das juntas e os produtos adequados à sua indústria? Converse os colaboradores da Siena Vedações Industriais.