A junta metálica é essencial para melhorar o desempenho de equipamentos e máquinas usadas em diferentes funções e em vários segmentos industriais, principalmente, onde existam tubulações condicionadas a vibração ou movimentação térmica como nas indústrias de papel, química, tratamento de água, petróleo e gás, alimentícia, farmacêuticas e produção de energia. A maior importância da junta metálica à indústria, assim como outros modelos de vedação é justamente evitar os vazamentos no maquinário industrial. O que significa que ela pode responder a um problema detectado e ser aliada como componente de segurança. São vitais para muitas indústrias pela versatilidade de aplicações como em sistemas de tubulações e dutos, compressões, bombas, sistemas de exaustão, trocadores de calor, entre outros.

Por isso, as juntas metálicas, precisam permanecer em boas condições de uso e a escolha do material certo levando em consideração o tipo de aplicação para melhorar a vida útil da junta a partir do ambiente em que será utilizada.

Ideais para vedação em flanges, as juntas metálicas operam em altas temperaturas e pressões e são fabricadas com diversos tipos de aços com enchimento em grafite ou PTFE, entre outros materiais. Esses materiais garantem uma vedação completa a partir de sua resistência térmica e mecânica para atuarem em condições críticas de pressão, temperatura e fluidos corrosivos. A vedação mecânica fica por conta das fitas metálicas. Mesmo no ambiente industrial com altos níveis de controle operacional e ambiental, possíveis acidentes como poluição industrial e incêndios, ambos potencialmente causados por vazamentos, podem ser solucionados com a aplicação correta das juntas metálicas.

Apesar de possuírem formatos variados e adaptáveis a condições diversas, é fundamental determinar as condições de temperatura e pressão onde terá a aplicação das juntas metálicas. Mas é igualmente importante que sejam cortadas, conforme o tipo de segmento onde será adotada. As dimensões de uma junta metálica são definidas conforme o tipo de flange. Os modelos podem ser em espirais, dupla camisa, serrilhadas ou RTJ, além das juntas metálicas de expansão para absorção de vibrações, dilatações e desalinhamento em tubulações como as juntas metálicas de expansão axial, de borracha, as atirantadas, cardânicas e as de pressão balanceada.

A Siena Vedações Industriais possui ampla experiência na fabricação de juntas metálicas com produtos certificados seguindo padrões de qualidade e segurança. Consulte-nos!