As juntas flexíveis de tecido proporcionam flexibilidade quase ilimitada (permitindo movimentos em várias direções simultaneamente) e inúmeras possibilidades de design, pois podem ser fabricadas em qualquer tamanho e forma: circulares, quadradas, retangulares, ovais, cônicas ou combinações destas.

Eles também são muito fáceis de manusear e instalar. Excelente resistência à corrosão e altas temperaturas soma-se à sua grande capacidade de isolamento, estanqueidade ao ar/água e supressão de vibrações e ruídos.

O que são Juntas Flexíveis?

As juntas de expansão de tecido são extremamente flexíveis e podem ser feitas de uma variedade de tecidos especiais revestidos ou laminados com elastômeros ou fluoropolímeros selecionados. As juntas de expansão de tecido são usadas para isolar, evitar cargas mecânicas e proteger contra abrasão. Eles oferecem vantagens para o projetista de tubulações, pois podem absorver movimentos simultaneamente em várias direções.

Além disso, eles quase não têm forças reativas e requerem pouco espaço. As juntas de expansão de tecido são fáceis de personalizar para atender às condições operacionais existentes e são fáceis de transportar e instalar. Em comparação com as juntas de expansão metálicas, as juntas de expansão de tecido oferecem flexibilidade quase ilimitada, dando ao projetista de tubulações mais opções.

As Juntas de Expansão de Tecido são instaladas em sistemas que operam com baixa pressão e meio seco.

COMPONENTES OU PARTES DE UM COMPENSADOR DE TECIDO

  • Elástico flexível: Sua finalidade é absorver a vibração e os movimentos térmicos do conduíte. Pode ser simples, elastômero e tecido combinados, ou composto, construído a partir de camadas de diversos materiais. A distribuição das camadas, no caso mais complexo, seria:
  • Reforço na zona das flanges, que protege a junta de dilatação e acrescenta resistência térmica nesta zona.
  • Revestimento exterior, que protege as juntas de dilatação das agressões externas.
  • Especialmente desenvolvido para resistir a condições ambientais adversas, ambientes ácidos e corrosivos e condições climáticas adversas. As camadas externas são de tecido de fibra de vidro de silicone ou com PTFE, PVC, etc.
  • Membrana estanque à água/ar, impermeável, altamente resistente a produtos químicos, de PTFE ou elastômero.
  • Isolamento, que garante o funcionamento da junta de dilatação em condições óptimas, reduzindo também as perdas de calor.
  • Tecidos de fibra de vidro ou silicone que protegem o material isolante e suportam choque térmico e ataque químico.
  • A malha de aço inoxidável fornece à junta dimensão mecânica e estabilidade dimensional.
  • Contraflanges metálicos: fixe a banda flexível nos flanges do eletroduto ou nas armações metálicas. Podem ser aparafusadas ou montadas com grampos, o que permite a rápida substituição ou reposicionamento da banda flexível.
  • Instalação interna adicional, com tecido de fibra de vidro ou malha metálica. Almofada elástica que preenche a cavidade entre a junta de dilatação e os defletores metálicos internos, protegendo a junta contra altas temperaturas internas e abrasão por poeira ou cinzas.
  • Instalado quando necessário devido às condições de operação.
  • Defletores metálicos: prolongam a vida útil da junta de dilatação protegendo-a do contato direto com o fluido, oferecendo proteção mecânica contra abrasão ou serviços com gases de alta velocidade. A Codinor desenha e constrói as ligações metálicas de fixação da junta à conduta de acordo com os requisitos de cada instalação.

Resistência à temperaturas por tipo de tecido.

Juntas-Flexiveis-Produto-Temperatura

A experiência da Siena neste campo está disponível para ajudar os clientes a encontrar soluções para as condições mais extremas, como as de dessulfuração e incineração de resíduos, centrais térmicas, refinarias, etc. A empresa é especializada em juntas de expansão para aplicações que incluem sistemas de turbinas a gás com temperaturas extremas e movimentos extensivos para a indústria marítima e terrestre.