As vedações e juntas de qualidade alimentar são amplamente usadas na indústria de alimentos e bebidas para evitar a proliferação de bactérias e quaisquer outros contaminantes no local de trabalho. Portanto, as gaxetas à indústria de alimentos e bebidas exigem vedação específica com resistência para suportar processos de higienização e lavagens constantes.

Para isso, são necessárias que as juntas entre dois flanges devam ser conectadas através do uso de ferramenta adequada como uma pinça tri para que o grampo alcance o resultado desejado com ajuste de aperto adequado evitando a entrada de partículas de alimentos, que podem contaminar os produtos. A junta deve ser corretamente instalada para não danificar e causar desgaste da peça. Por isso, a instalação correta da junta de qualidade alimentar é fundamental.

4 princípios à instalação da junta de qualidade alimentar

1. Instalação

Etapa importante no processo de instalação de uma junta de qualidade alimentar. A conexão da gaxeta deve estar firme, sem qualquer espaço que permita entrada de alimentos ou que um líquido possa se depositar.

2. Manutenção

A conexão da junta deve passar por inspeção durante as manutenções preventivas de toda a planta.

3. Limpeza

As paredes internas e externas de todos os componentes devem ser higienizados regularmente de forma agrupada para que obedeça uma lista rígida de conduta padronizada.

4. Substituição

Ao retirar uma junta ou instalar peças novas, todo cuidado é necessário. A conexão deve estar segura e firme para que a junta não invada o caminho do fluxo. Para que esse processo não ocorra, o ideal é encontrar empresas que fabriquem juntas de boa qualidade e com baixo nível de intrusão garantindo ambiente livre de contaminação.

Têm dúvidas sobre a escolha da gaxeta adequada de qualidade à indústria de alimentos e bebidas? Entre em contato com a Siena Vedações Industriais para esclarecermos quais são as melhores vedações para cada aplicação industrial.