A temperatura é um dos fatores que mais influencia na seleção da vedação industrial. E, neste caso, a seleção correta da vedação industrial impede que ocorra o estresse térmico. Em temperaturas mais baixas, as vedações podem perder a sua ação e nas mais altas, podem levar a um maior desgaste devido à má formação do filme de fluido lubrificante. Isso leva à redução do tempo de vida útil do material. Quando a vedação industrial se encontra sob estresse térmico, a degradação é inevitável, principalmente, nos casos da borracha nitrílica, por exemplo. E se a temperatura for abaixo, a vedação industrial tende a ficar mais rígida e vazar.

Neste post, vamos avaliar as situações de acabamento, da superfície de eixo, velocidade, pressão e compatibilidade cuja ocorrência de vazamento pode surgir em virtude do calor, entre outras causas no processo de vedação para o setor industrial.

Causas mais comuns do estresse térmico na vedação industrial

Superfície do eixo

A rugosidade da superfície do eixo pode ser uma das principais causas de falha de vazamento da vedação industrial, além do calor. Os fabricantes possuem especificações de rugosidade da superfície e acabamento, de acordo com os padrões da indústria, que devem ser seguidos.

Velocidade

A velocidade da superfície do eixo é determinada para funcionar nos limites considerados. As influências relativas à velocidade podem afetar a vida útil da vedação industrial caso exceda as recomendações de velocidade resultando na falha do lábio da vedação no ponto de controle do fluido. A alternância de material que suporte temperaturas mais altas, pode ser gerada pela velocidade otimizando a superfície de vedação do eixo.

Pressão interna e externa

A carga de pressão das condições do sistema ou uma falha poderão distorcer mecanicamente o perfil de lábio de uma vedação resultando em falha e desgaste. Para compensar os efeitos da pressão, a adição de um anel de suporte de metal sob a face traseira do lábio ou o perfil do lábio de uma vedação industrial pode ser redesenhada na fabricação com o objetivo de resistir à deformação sob carga de pressão e velocidades.

Excentricidade do eixo

As vedações radiais do eixo costumam aceitar algumas faixas de desvio do eixo do centro verdadeiro, mas limites devem ser respeitados. No entanto, quando está fora do limite do fabricante, as condições podem apertar o lábio da vedação industrial, trazendo desgaste ou até criando uma abertura resultando em vazamento.

Fluidos

O material de uma vedação industrial deve ser quimicamente compatível com o meio fluido a ser vedado e com o lubrificante na aplicação. Caso contrário, a junta industrial pode ser afetada quimicamente trazendo danos, decomposição e até encolhimento ou inchaço do material. Por isso, a compatibilidade da junta com o material a ser utilizado deve ser corretamente escolhida.

Oriente-se e evite o estresse térmico na vedação industrial

As situações que envolvem vedação para os segmentos industriais e possíveis falhas estão conectadas a um provável exame mais minucioso das situações onde as gaxetas serão utilizadas. Além disso, convém estar informado sobre os materiais indicados para cada aplicação. Por isso, é sempre importante consultar o fabricante nos diversos tipos de segmentos industriais e receber a orientação adequada à escolha ideal da vedação industrial para o seu setor evitando o estresse térmico das peças. Consulte os colaboradores da Siena Vedações Industriais. Estamos preparados para orientar nossos clientes e interessados a compreender melhor sobre a fabricação dos nossos produtos e o tipo de material mais adequado à sua aplicação industrial. Teremos prazer em informar sobre o melhor caminho à escolha da sua vedação industrial.