Antes de escolher uma vedação existem três regras práticas que você deve saber:

  1. Todos os materiais de vedação devem ser quimicamente compatíveis com os fluídos selecionados que serão bombeados pelo sistema e que podem incluir nessa lista são solventes, produtos de limpeza ou vapor que podem ser utilizados no sistema para limpar as linhas de produção. Vale ressaltar, que inclui também quaisquer fluidos de barreira que são usados ​​para circular entre vedações mecânicas duplas.
  2. As faces do selo devem sempre permanecer juntas, porque ao se abrirem, permitirá a vedação pode vazar com a consequente penetração de sólidos entre as faces destruindo as superfícies lapidadas.
  3. Como a garantia de vida útil do selo é definida como a operação do selo mecânico até que a face do carbono se esgote, qualquer outra condição diferente da relatada se configura como falha de vedação, que pode sempre ser corrigida.

Ao lidar com vedações mecânicas lembre-se de 7 orientações

  1. Você não deve exceder a temperatura dos componentes do selo ao adotar um modelo mecânico. Exemplo: uma borracha de etileno-propileno não pode vedar fluídos quentes acima de 150 ° C (300 ° graus Fahrenheit) sem usar um conjunto de compressão e eventualmente vazar.
  2. Nunca utrapassar o limite de temperatura do fluído que está bombeando. Na alteração da composição dos fluídos de líquido para gás, por exemplo, em altas temperaturas, pode existir uma potencial falha limitando o movimento dos componentes de vedação.
  3. Os halogênios como bromo, cloro, Astatina, flúor e iodo atacam os elastômeros revestidos com Teflon®, penetram no revestimento ameaçando o material de borracha, o que pode causar inchaço e divisão do revestimento.
  4. A limpeza a vapor das linhas é muito comum na indústria de processos. O cáustico é outro limpador comum que contém uma alta porcentagem de água. No entanto, a maioria dos compostos Viton® pode ser atacada pela água ou vapor.
  5. O nitrilo é um elastômero usado com maior frequência nos vedantes de fole de borracha. Um problema comum é que este elastômero sofra pelo contato com o ozônio produzido pela faísca dos motores elétricos, por exemplo.
  6. Calor excessivo também pode mudar o formato de um O-Ring redondo para quadrado durante uma operação. O elastômero incha e o calor encolhe a peça.
  7. O ataque químico do elastômero geralmente causa uma falha no selo dentro de cinco a dez dias. O elastômero inchado “trava” o selo mecânico e, em alguns casos, abre as faces do selo dobrado.

Para saber qual é a junta adequada e as especificações adequadas, bem como, orientações sobre a instalação da junta de vedação em sua indústria, consulte a Siena Vedações Industriais.

entre em contato
entre em contato