Resolvi inaugurar um artigo voltado à carreira e que compartilhasse uma pequena parte da minha experiência para quem sabe inspirar outras pessoas à abertura de novas possibilidades e oportunidades profissionais.

Ao empreender no setor industrial depois de 30 anos de experiência no mercado de trabalho atuando sempre no departamento de vendas, eu não havia pensado que um dia iria alcançar uma meta tão ousada de abrir a minha própria empresa no ramo da indústria.

Recentemente, descobri que o empreendedorismo feminino deu um salto este ano (2019), segundo dados do Sebrae e que as mulheres representam 47% dessa força empreendedora revelada numa pesquisa internacional da Global Monitor. Um dos maiores motivos desse avanço empresarial e sem fazer demagogia ou debates sobre gêneros foram que elas estão entre as mais escolarizadas e identificaram uma oportunidade de negócio justamente no mercado onde já atuavam no âmbito corporativo ou de serviços. Este foi exatamente o meu caso, quando a crise no Brasil desmotivou muitas empresas deixando-as no ostracismo engordando as estatísticas de desemprego no País. E lá estava eu dentro deste grupo de profissionais. Não tive dúvidas! Deveria persistir no segmento que dominava contando com a experiência obtida nos anos de labuta e muita coragem.

Ao atuar no mercado antes de empreender, comecei como muitos profissionais dedicados fazendo todo o processo de atendimento montando uma carteira de clientes em busca de fontes de captação na internet, listagem de empresas potencialmente interessadas e todos os artifícios que um bom vendedor deve seguir.
Fazia a captação do zero! Identificava o produto que o cliente consumia, o responsável pela compra, enviava apresentação da empresa, dava o feedback e era uma rotina de muita dedicação já que o volume de contatos era bem maior que a real possibilidade de cotação. Uma média de 500 contatos para obter uma cotação e cerca de 15 cotações para fazer um pedido. Além disso, o domínio sobre o mercado, a empresa contactada e, claro, o conhecimento sobre o produto sempre foram requisitos básicos e fundamentais para o sucesso de uma venda. Nesse sentido, fui incorporando um aprendizado através do gerenciamento de todas as etapas do processo comercial como conhecimentos sobre logística, fiscal e contábil. Se vamos atender uma empresa, temos que orientar sobre os benefícios inseridos naquela região e ter uma visão geral da dinâmica da negociação.

Grata por este período de quase 30 anos dedicados ao setor industrial que hoje alcancei a realização de empreender ao abrir a Siena Vedações Industriais, que começou numa sala alugada de 21 metros quadrados há 3 anos. Os desafios de empreender já são muitos, somados ao fato de ser uma representação feminina num mercado dominado por homens e de encará-lo sozinha seria ao menos aterrorizante à maioria das pessoas num País onde as oscilações políticas e econômicas afetam ainda mais a simples ideia de abrir um negócio.

O caminho foi árduo e continua sendo desafiador. Ao iniciar os primeiros passos como revendedora do produto que conhecia, ainda tinha de driblar a falta de dinheiro necessário para investir, o crédito e uma estrutura pequena. Achei que o sucesso de empreender estava bem distante das histórias de empreendedorismo divulgadas na mídia. Muitas horas dedicadas a todo processo de trabalho: comprar, vender, entregar, retirar, emitir nota, receber, fazer certificado de embalagem, uma verdadeira loucura para muitos. Isso porque era apenas uma revendedora. Mas antes de comprometer qualquer qualidade e tendo como procedimento profissional e individual prestar o melhor atendimento com agilidade, resolvi pesquisar mais a fundo o mercado para encontrar soluções e mentores que pudessem me auxiliar nesse processo. Curiosamente, tive uma mentoria de muito respeito no mercado. Vislumbrando o meu potencial pessoal e profissional fui orientada a iniciar a Siena Vedações Industriais onde contei com o apoio da minha filha e de profissionais experientes com os quais trabalhei e desenvolvi extremo respeito e empatia pelo profissionalismo, que hoje não representam somente a minha equipe, mas eu vejo como famílias com quem compartilhamos nosso trabalho e nossos ganhos financeiros.

Gerenciar pessoas, manter um preço competitivo no mercado, agilidade na fabricação e não cometer nenhum erro, porque é um mercado onde qualquer dispersão pode causar sérias conseqüências na indústria e acidentes fatais já que uma junta é praticamente um componente de segurança no mercado industrial serão meus eternos desafios. Mas mesmo competindo com gigantes no mercado, a Siena Vedações Industriais possui todos os parâmetros que uma empresa do setor precisa para atuar com ética, credibilidade garantindo preço, prazo, total segurança ao cliente e bom atendimento. Abraçamos as lacunas existentes no setor, mas ainda há muito a ser feito e uma trajetória de muito profissionalismo pela frente neste mercado.

Mônica Gonçalves – Gerência Comercial – Siena Vedações Industriais