O setor industrial vem administrando as oscilações de mercado de acordo com a política econômica adotada. Mas mesmo os que estão em ritmo de constante crescimento, enfrentarão desafios nos próximos anos. Com base em pesquisa e na experiência vivenciada pela indústria internacional, destacamos cinco desafios para fabricantes industriais de todos os portes para os próximos anos.

Mão de obra

À medida que a tecnologia é inserida no setor industrial, novas habilidades deverão ser aprendidas. Estima-se que milhões de empregos no mundo estejam disponíveis na próxima década com a entrada da automação nos processos de fabricação. No entanto, embora a automação e a robótica aumentem a produtividade industrial com redução de custos, ainda precisaremos de mão de obra qualificada para analisar, solucionar problemas e gerenciar a produção. Um dos grandes desafios é encontrar instituições de ensino que preparem o trabalhador para esta nova era tecnológica. Empresas mais robustas investem em treinamento para manter a mão de obra atualizada e garantir a força de trabalho para os próximos anos. Promover a cultura local investindo em parceria no ensino técnico é algo que alguns países já fazem, mas ainda é uma iniciativa distante da realidade brasileira.

Tecnologias

A Internet das Coisas (IoT), robótica, computação em nuvem e outras tecnologias digitais avança a passos largos e a maioria dos fabricantes não acompanha esta velocidade. Departamento de TI é importante, mas é preciso se preparar para o período pós instalação de uma nova tecnologia. O setor da Internet das Coisas está crescendo com muitos dispositivos conectados para tarefas diárias. Com o avanço na tecnologia de sensores, a indústria de manufatura poderá expandir a partir da adoção de dispositivos de Internet Industrial das Coisas (IIoT) para aumento de produtividade e redução de custos. Sem esquecer que a adoção desse método trará aumento na geração de dados e os fabricantes deverão adotar o ERP – Enterprise Resource Planning para auxiliar no gerenciamento de dados e, conseqüente, tomada de decisão.

Cyber segurança

Tecnologia atrai cibercriminosos. Quem lembra dos famosos trojans atacando nossos computadores. O fato é que a maioria dos fabricantes possui sistemas de segurança desatualizados e estão correndo grande risco pela incapacidade de lidar com a complexidade das violações digitais atuais. Sofisticar os sistemas para proteger as redes é fundamental. Não é nenhum firewall que vai impedir ataques reais à sua empresa. Equipes devem ser avisadas rotineiramente sobre formas de prevenção contra ataques cibernéticos e fique atento ao e-mail. Ele é uma das mais antigas formas de violação e segurança.

Competição

Atualmente, a China ocupa o primeiro lugar no Índice de Competitividade Global de Manufatura no mundo. Os chineses oferecem mão de obra especializada e produtos inteligentes, conectados e com capacidade de gerar alta receita. A indústria do futuro precisará de tecnologia avançada para competir com a China e evitar a guerra dos preços.

Leads direcionados

Os esforços tradicionais das iniciativas de marketing para os segmentos empresariais estão ficando obsoletos nos EUA. Na era digital, a indústria precisará mais do que um bom site. É necessário investir em marketing industrial B2B para que sejam encontrados organicamente através das pesquisas online, além de uma estratégia de conteúdo pertinente que ofereça respostas aos problemas enfrentados pelos clientes. Leads qualificados atraem vendas e conteúdos bem construídos, a confiança. Estratégias robustas de comunicação combinada ao tempo de investimento num trabalho que trará a percepção dos pontos positivos e negativos da indústria ajudará a enfrentar os desafios da indústria para os próximos anos.

Mônica Gonçalves – Gerência Comercial – Siena Vedações Industriais