As juntas de vedação metálicas, também chamadas de juntas de expansão de metal são produtos de alta qualidade utilizados em equipamentos industriais, unidades fabris, máquinas e tubulações. Todo o duto de gás de exaustão requer junta de expansão metálica ou eliminador de vibração para absorver qualquer movimento na ação do duto.

As juntas de vedação metálicas podem ser classificadas a partir de diferentes formas de movimento: axial, angular e lateral. Para movimentos axiais, como o próprio nome sugere, usa-se a junta de expansão metálica axial configurada em um fole. Movimentos angulares exigem a junta de expansão metálica dobradiça ou cardânica e, nos movimentos laterais, a junta de expansão metálica universal.

As juntas metálicas também podem ser espiraladas compostas por fita em aço inox enrolada de forma concêntrica aliada a um enchimento geralmente em grafite ou PTFE, formando uma espiral. A junta metálica espiral garante excelente resistência a mudanças bruscas de pressão e temperatura; a Junta Metálica Dupla Camisa, em forma circular e composta por material de enchimento em grafite que são envelopados em um perfil metálico como aço carbono ou aço inox, e revestidas por uma fita de grafite corrugada, suportam pressão de até 250bar e temperatura máxima de 1000°C e os aneis Ring Joint (RTJ), projetados para aplicações onde é requerida uma pressão de operação mais elevada.

10 benefícios das juntas metálicas

  1. Excelente estabilidade térmica
  2. Absorção de movimento
  3. Reduz ruídos mecânicos
  4. Elimina a eletrólise entre materiais diferentes
  5. Minimiza tensões do sistema por causa das alterações térmicas ou desgaste na tubulação
  6. Compensa o alinhamento
  7. Oferecem melhor desempenho com vantagem competitiva no mercado
  8. São fáceis de serem removidas
  9. Não causam danos as faces das flanges
  10. São fáceis de instalar sem riscos de danos

Aplicações

Por possuir grande variedade de composição e formatações, as juntas metálicas podem ser instaladas nos mais diversos segmentos industriais, principalmente, onde existem tubulações condicionadas a vibração ou movimentação térmica. Como operam com produtos em altas temperaturas, pressões e vários fluidos concentrados, as juntas metálicas são destinadas a atuar com soluções aquosas, água, soluções salinas, óleos sintéticos ou a base de petróleo, solventes, entre outros fluidos, por isso, são normalmente utilizadas nas indústrias de papel, química, tratamento de água, petróleo e gás e produção de energia.