A International Organization for Standardization (ou Organização Internacional de Normatização, em português) é a responsável pelas Certificações ISO, aquelas atribuídas a empresas de diversos segmentos, das quais compramos produtos ou utilizamos serviços do dia a dia. Desde itens de vestuário, até redes de internet sem fio, que nos conectam com serviços, produtos e pessoas, nos últimos 50 anos as Normas Internacionais passaram a cobrir diferentes segmentos.

Hoje, as certificações seguem exigências complexas e são melhoradas constantemente. Mas no começo, apenas uma questão precisava ser respondida: “Qual é a melhor maneira de produzir um objeto ou prestar um serviço?”.

Dessa primeira questão, as certificações passaram a ser responsáveis pelo desenvolvimento de parâmetros cada vez mais aperfeiçoados que oferecem indicadores de confiança sobre a qualidade daquilo que é consumido. E isso em escala global!

O amplo alcance das certificações está relacionado tanto pelas economias cada vez mais conectadas, quanto pela capilaridade dos selos. Em outras palavras, as certificações são aplicadas em diferentes eixos, ou grupos de normas específicas, contribuindo para atestar a qualidade de um produto ou serviço.

Tais eixos podem incorporar demandas ambientais, atestando o respeito aos ecossistemas durante as cadeias produtivas, ou certificando o respeito à integridade dos funcionários. Em comum entre os diferentes eixos de certificação, há a valorização das pequenas e grandes empresas que recebem os certificados.

Se elas estão presentes em diversos segmentos, é certo afirmar que afetam a vida tanto dos produtores e prestadores, quanto dos consumidores.

Veja alguns exemplos de padrões analisados pelas certificadoras:

  • Padrões de gerenciamento de qualidade aumentam a eficiência das empresas e reduzem falhas ou acidentes relacionados a produtos;
  • Padrões de gestão ambiental ajudam a minimizar impactos ambientais e criar meios sustentáveis;
  • e Padrões de segurança de TI mantêm informações confidenciais e transações de diversos tipos protegidas.

Conheça, agora, alguns dos padrões mais utilizados no Brasil e no mundo!

Quais são as principais certificações ISO e suas funções?

Antes de nos aprofundarmos mais na importância dos padrões ISO para as indústrias, entenda quais as normas mais conhecidas e adotadas ao redor do globo.

ISO 9001: norma de sistema de Gestão de Qualidade (SGQ)

O ISO 9001 é a norma mais conhecida e já implantada por mais de um milhão de empresas em mais de 170 países. Poderosa ferramenta de gestão de negócios, ela ajuda empresas a monitorarem continuamente a qualidade de seus produtos, serviços e trabalho interno.

ISO 14001: norma de Gestão Ambiental

Essa norma ajuda empresas a desenvolverem caminhos mais sustentáveis. Ela auxilia na análise de diversos processos diários, como compras, armazenagem, distribuição, fabricação etc., reduzindo o impacto ambiental dessas atividades e reduzindo taxas de desperdício. Atualmente existem mais de 300 mil certificações ISO 140001 em 171 países.

ISO 45001: norma de Saúde e Segurança Ocupacional

Essa norma é destinada a auxiliar empresas na prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, além de exigir locais de trabalho saudáveis e, principalmente, seguros. Em suma, protege a principal fonte de renda de empresas no mundo todo: os colaboradores.

ISO 50001: norma de Gestão de Energia

Hoje, a gestão de energia otimizada não é apenas um ponto de melhoria, mas uma exigência legal para muitos mercados. A ISO 50001 é responsável por apontar práticas de gestão de energia realmente eficientes e que trazem melhores resultados ao planeta e às empresas.

ISO 27001: norma de Gestão de Segurança da Informação

Essa norma estabelece parâmetros para a instalação de um sistema de gestão de segurança da informação. Desse modo, dados financeiros e confidenciais podem ser devidamente protegidos e empresas diminuem seus riscos de serem acessadas de forma ilegal.

O papel da Família ISO 9000

A certificação ISO 9000, que inclui a ISO 9001, é uma das mais populares no mundo. Suas características abrangentes envolvem a avaliação da gestão de qualidade. Por isso, essa certificação é ideal para organizações que buscam a melhoria contínua da qualidade de seus produtos e serviços, provendo resultado além das expectativas dos parceiros e clientes.

ISO 9001:2015: o que mudou?

Reformulada constantemente em busca de melhores resultados, a ISO 9001 sofreu novas mudanças que impactam diferentes indústrias. Sua última atualização, a ISO 9001:2015, impôs alterações estruturais em um sistema de gestão. Por isso, fique atento às cinco principais mudanças:

  • Criação do Anexo SL: visa maior agilidade de processos;
  • Maior participação das lideranças: as lideranças da empresa passam a ser responsáveis pelo sistema de gestão de qualidade. Antes a função era centralizada, de responsabilidade do representante da direção;
  • Gestão de risco: aplicada ao planejamento estratégico de empresas, a gestão de riscos passa a aprimorar toda a gestão da indústria, considerando impactos positivos e negativos;
  • Treinamento ≠ conhecimento: os treinamentos de colaboradores, que ainda devem acontecer, passam a fazer parte de uma estratégia maior: a gestão do conhecimento da indústria.

Inclusão da palavra “serviços”: antes, apenas a palavra “produtos” era descrita na norma. Na atualização, a palavra “serviços” também foi incluída com o objetivo de diminuir as dúvidas de aplicação da ISO.

A importância da Família ISO 14000

A Família ISO 14000 é destinada a qualquer segmento que busca implantar ferramentas para a gestão de suas responsabilidades ambientais. O conjunto de normas 14000 é um indicativo de que o impacto ambiental está sendo medido e otimizado constantemente, destinado a qualquer tipo de organização.

Além da ISO 14001, outros padrões da mesma família abordam questões ambientais distintas, como análise do ciclo de vida de produtos e até mesmo desafios ambientais.

ISO 14001:2015: quais são as novas especificações?

A nova versão divulgada em 2015 abrange a gestão estratégica no desenvolvimento sustentável da empresa, a preocupação com a cadeia de valor (e seus participantes) e outras questões envolvendo sustentabilidade.

Checklist rápido: como obter certificações ISO?

Os diferentes padrões existentes e a capilaridade das certificações, ou seja, a capacidade de atender a diversos segmentos, acaba por criar incertezas entre gestores sobre quais os caminhos devem ser seguidos para obter uma Certificação ISO.

Por isso, é muito importante contar com o auxílio de uma empresa especializada, que possa recomendar qual a certificação mais adequada e, também, quais as mudanças necessárias dentro das estruturas produtivas, de distribuição e de prestação de serviços.

Entenda então as etapas e saiba como simplificar esse processo:

Etapa 01: diagnóstico

Aqui é identificada a situação atual da empresa e os pontos de atenção que são requisitos da norma em questão. Busca-se, neste momento, responder à questão: “O que precisa de mudança?”

Etapa 02: planejamento

Organize o que deve ser feito para entrar em conformidade com o padrão em vista: reveja datas, as prioridades da empresa, as necessidades de adequação e defina as equipes responsáveis.

Etapa 03: implementação

Momento de colocar em prática tudo o que foi planejado e identificado como essencial para que a certificação vire realidade.

Etapa 04: auditoria

Depois das implementações, toda organização precisa passar por uma auditoria externa, realizada por um órgão certificador, que determina a conformidade ou não conformidade com os padrões desejados.

A importância das certificações para as indústrias

Já indicamos que as certificações são diversas e também são diversas as possibilidades de aplicação. Agora, é importante conhecer um pouco dos benefícios que as normas ISO podem trazer às empresas:

Benefícios ISO 9001 (Gestão de Qualidade):

  • Destaque-se sendo mais competitivo;
  • Atenda melhor às necessidades de seus parceiros e clientes;
  • Economize tempo, dinheiro e custo com um trabalho mais eficiente;
  • Diminua erros com um maior desempenho operacional;
  • Conquiste novas oportunidades de negócio.

Benefícios ISO 14001 (Gestão Ambiental):

  • Melhore a gestão ambiental com redução de desperdícios;
  • Reduza os custos de funcionamento da sua empresa;
  • Amplie suas oportunidades de negócio;
  • Cumpra obrigações legais no processo de certificação;
  • Melhore a percepção de parceiros e clientes.

Benefícios ISO 45001 (Saúde e Segurança Ocupacional):

  • Tenha mais resiliência organizacional;
  • Previna riscos no trabalho;
  • Reduza perdas de negócio reforçando sua conformidade legal;
  • Demonstre responsabilidade com o trabalho de sua equipe;
  • Colabore para um sistema global de saúde e segurança ocupacional para empresas do mundo todo.

Benefícios ISO 50001 (Gestão de Energia):

  • Identifique e gerencie riscos que envolvem consumo de energia;
  • Monitore seu uso de energia e encontre pontos de melhoria;
  • Reduza o consumo gerando economia de recursos financeiros;
  • Minimize emissões de carbono;
  • Demonstre seu envolvimento ambiental para conseguir novas oportunidades e trabalhar a percepção de marca do cliente.

Benefícios ISO 27001 (Segurança da Informação):

  • Encontre riscos facilmente e os elimine;
  • Ganhe flexibilidade e adapte o controle de informações;
  • Trabalhe a confiança de parceiros comerciais e clientes com dados protegidos;
  • Demonstre conformidade e atenda às novas expectativas do mercado.

ISO e sua relação com os consumidores

Se os benefícios aos produtores e prestadores de serviços são inúmeros, para o consumidor os ganhos também são amplos e diversos. A maior parte deles estão relacionados a atividades e hábitos rotineiros, como utilizar o cartão de crédito em uma viagem internacional, ou comprar um brinquedo para crianças.

Nesses dois casos, o que se busca é garantir a segurança dos clientes, seja protegendo os dados do consumidor, ou garantindo que uma criança não se machuque com um brinquedo cortante. Tal segurança é alcançada pela compreensão de que o consumidor está inserido em uma cadeia, da qual também faz parte o produtor ou prestador.

Em uma economia cada vez mais globalizada, como já mencionado, é cada vez maior a relevância das percepções do consumidor. Por isso é fundamental o cuidado com a satisfação do cliente.

Siena: empresa certificada com a ISO 9001:2015

Com as certificações ISO, indústrias, empresas e consumidores se beneficiam das melhorias aplicadas! Por isso, nós da Siena Vedações Industriais, atentos à melhora constante de nossos processos, nos tornamos uma empresa certificada pelo ISO 9001:2015! se preocupa com a conformidade dos seus processos e trabalha constantemente em melhorias e certificações.

Mais um passo pela qualidade! Mais um passo por nossos clientes!

Acesse nossas notícias para conhecer mais sobre certificações que garantem competitividade e acompanhar as principais tendências e notícias para as diferentes indústrias.