A escolha dos materiais das juntas de vedação é essencial à fabricação de gaxetas. Conheça os materiais mais comuns das juntas de vedação e as características que fazem deles tão especiais às aplicações industriais. As juntas de vedação podem ser fabricadas de diversos materiais, que podem ser mais macios que o material dos flanges. Tudo dependerá da aplicação.
Juntas de vedação de cortiça
As juntas de vedação de cortiça são resistentes contra a penetração de água com barreira anti óleo. Possui boa compressão e são bem leves e estáveis.
Juntas de vedação de borracha versus cortiça
Os polímeros cortiça e borracha são uma boa combinação porque pode aumentar a resistência a condições de clima, fungos e ácidos. A combinação desses materiais fornece a flexibilidade da cortiça e a compatibilidade química da borracha. Existe uma variedade de materiais de borracha para atender o tipo resistência que vai exercer na junta.
Juntas de vedação de Silicone
O silicone é muito versátil. Possui bom equilíbrio em situações de alta temperatura. Este material possui boa flexibilidade por não se deteriorar em variação de temperatura, o material não se contrai e é impermeável.
Juntas de vedação de Borracha Natural
Com capacidade de recuperação, a borracha natural possui ótima resistência a químicos, mas não é ideal para solventes, óleos ou quando estão expostas a luz solar, ozônio e oxigênio.
Juntas de vedação de Borracha sintética (SBR)
Vale lembrar que também existe a borracha sintética e é usada como substituta à borracha natural, no entanto, suas propriedades são um pouco inferiores resultando apenas na comparação em relação à resistência a abrasão.
Juntas de vedação de Uretano
Esqueça de usar o uretano em altas temperaturas. Mas ele possui boa elasticidade e continua permeável mesmo com alteração de temperatura tendo também flexibilidade nas aplicações.
Juntas de vedação de Neoprene (Cloropretano – CR)
O neoprene é conhecido pelas características de resistir aos raios UV, ao ozônio e é difícil de rasgar. Apesar disso, pode ser danificado por combustíveis. No entanto, é a prova d’água e resiste a alta corrosividade.
Juntas de vedação EDPM
O EDPM fornece boa compressão, resistência à oxidação, ao ozônio e a altas temperaturas. O EDPM também é à prova d’água e possui boa compressibilidade. A principal característica dessa borracha é a alta resistência a vapor e tem excelentes resultados na exposição à água, calor e intempéries. Bastante usado em vedadores de sistemas hidráulicos que usam líquidos não inflamáveis.
Juntas de vedação Viton ® (FPM)
O Viton ® possui boas características mecânicas, já que seu alto teor de flúor aumenta sua resistência contra fluídos. Por isso, é o tipo de borracha usada em vedações para temperaturas elevadas e contra ataques químicos. Tem ótimo desempenho para trabalhos que exigem compressão, vácuo, deformação e fadiga por desdobramento e vibração.
Juntas de vedação (PTFE)
O politetrafluoretileno é um tipo de resina plástica com capacidade maior de resistência química e ao calor, comparada a outros termoplásticos. Tem baixo coeficiente de atrito, é impermeável, com superfície antiaderente e resiste a temperaturas de 220 graus, além de resistente a ataques químicos. Comumente usado em sistemas com deficiência em lubrificação. As placas de PTFE podem ser PTFE puro, expandido, micro esfera de vidro oco, sulfato de bário e sílico mineral.
Juntas de vedação de Poliuretano (AU)
O poliuretano possui em suas propriedades o poliéter, com boa resistência a hidrólise elevada e o poliéster, com alta resistência a abrasão, impacto, graxas e solventes, óleos, além da boa resistência ao calor e a alto nível de oxigênio. Normalmente usado para sistemas com baixa e alta pressão possuindo resistência a abrasão, extrusão e rasgamento. Geralmente utilizado na indústria petroquímica pelas qualidades de resistência petróleo, hidrocarbonetos e até ao ozônio.
Juntas de papelão hidráulico
As juntas de papelão hidráulico são fabricadas em diferentes fibras sintéticas: fibra de aramida com NBR, fibra de celulose com SBR e fibra de carbono com NBR. A junta de papelão hidráulico, evita a aderência ao flange e pode ser utilizada em diversas aplicações industriais nos segmentos de petróleo, etanol, vapor saturado, solventes, entre outras. Possui grande resistência a hidrocarbonetos, óleos, água quente e vapor.
Se você precisa de uma opinião técnica sobre o material mais adequado à junta industrial correta à sua aplicação, possuímos catálogo para melhor guiá-lo. Converse os colaboradores da Siena Vedações Industriais!
Deixar um comentário