Apesar da falta de obtenção de recursos e delas estarem em menor número no comando das Startups brasileiras, as mulheres trazem maior rendimento às empresas que os homens. A Associação Brasileira de Startups (ABStartups) aponta a presença de 84% dos homens contra 15,7% das mulheres como fundadores das Startups nacionais. Investidores ainda preferem optar pela “ala” masculina ao oferecer investimentos às líderes mulheres. Mas essa realidade parece imperar mais aqui no Brasil, que em outros países. Bancos internacionais já investem muitos dólares em empreendedoras estrangeiras. Na terra do “Tio Sam”, forma criados “braços” financeiros com parcela integrada por mulheres, que ajudam a tornar realidade a participação das mulheres empreendedoras nos mercados.

Margem de lucro maior

Mas mesmo com menor volume de investimentos, as empresas lideradas por mulheres dão maior lucro, segundo estudo promovido pelo Boston Consulting Group (BCG) em parceria com uma aceleradora de recursos para startups. A empresa revelou que a longo prazo elas geraram mais receita com cerca de 10% a mais que as empresas fundadas pelos homens. Resumo da história: as mulheres se esforçam mais à melhoria contínua dos serviços investindo em conhecimento. Quando mulheres estão no comando, os desafios também são maiores e suas habilidades e competências são questionadas em qualquer mercado onde estejam inseridas. Para driblar as dificuldades e os questionamentos sobre o conhecimento técnico que possuem para lidar não só com recursos, mas com toda a cadeia produtiva de um negócio, elas procuram avançar, já que outro fator que atrapalha é a forma de lidar com os negócios.

Ousadia com empatia!

Quanto no mundo masculino presume-se que homens sejam mais ousados e as mulheres mais “pseudo” conservadoras, essa característica gera desconfiança de investidores, fornecedores e possíveis parceiros. Se a Startup estiver ligada à temática feminina como o mercado de bem estar e educação, por exemplo, os entraves podem ser ainda maiores. Sem confundir com feminismo, porque aqui o assunto está relacionado a negócios, o que se vê é um movimento de mulheres cada vez mais presente no universo da tecnologia, canais de varejo, consultorias administrativa e financeira, entre outras.

O que eles já sabem, mas não comentam; é que em virtude da própria cultura, as mulheres tornaram-se mais empáticas, focadas e capazes de realizar várias atividades ao mesmo tempo. Até a ciência já deu seu parecer sobre este fato!

Siena Vedações Industriais

A Siena Vedações Industriais da qual sou fundadora, mas faço questão de dizer que sou integrante desta equipe, não é uma startup, mas uma fabricante de juntas para vedação industrial – um ambiente historicamente dominado pelos homens. Sem investimento externo para iniciar as atividades, observo que ainda existe um longo caminho a ser alcançado. Apesar dos meus 30 anos de experiência no setor, ainda tenho passado por desafios constantes no mercado e ultrapassado as barreiras no mundo dos negócios através da constante atualização de conhecimento, muita dedicação e a colaboração também de uma equipe igualmente experiente, capaz de me auxiliar nas melhores soluções para os clientes deste segmento.

Quem já apostou seus recursos nas ideias de negócios coordenadas por mulheres, agora já sabe que foco e retorno de investimentos a médio e longo prazo são mais rentáveis e que elas são capazes de fazer a diferença em qualquer negócio seja ele tradicionalmente masculino ou não.

Mônica Gonçalves – Diretora Comercial – Siena Vedações Industriais