O Banco Central divulgou em outubro de 2019, uma expectativa de crescimento do PIB do país com projeção de 2% até o início de 2020, com avanço na atividade industrial de 2,10% para o mesmo ano. As análises do mercado têm se alterado a cada mês, mas estável num patamar de menos de 3%. Se isso é significativo para o setor industrial? No que diz respeito ao faturamento da indústria de máquinas e equipamentos, houve crescimento totalizando aproximadamente R$ 7.57 milhões, conforme dados da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

As estatísticas econômicas mostram ainda um pequeno desempenho no setor da indústria, que no ano passado teve bom resultado no mercado externo, mas isso pode significar que temos uma oportunidade no nosso mercado interno. Se as exportações caem, observo que nas relações comerciais internas mantivemos um crescimento interessante já que o saldo positivo foi de 6,8% em relação ao mesmo período no ano passado, que segundo a Abimaq, foi impulsionado pelas vendas de máquinas para agricultura, indústria de transformação e celulose.

Países da América Latina tiveram retração econômica e as vendas caíram. Muitos acreditam na deflagração política, mas é a economia que não vai muito bem mesmo nesses países. Mas em compensação, tivemos um ganho com os fabricantes de máquinas destinadas à construção civil e logística.

O que podemos avaliar é que mesmo com o decréscimo das exportações e a necessidade de recursos internos através de ajuste fiscal por parte do governo, o setor industrial tem sempre janelas de boas possibilidades de negócios e investimentos no Brasil.

Como fabricante de juntas de vedações para máquinas industriais, a Siena Vedações Industriais também está dentro deste cenário econômico e preza pela oportunidade de observar nossas indústrias produzindo para melhorar o desempenho do nosso País, assim como assinala dados da CNI (Confederação Nacional da Indústria), que apontou produtividade na indústria de transformação brasileira.

Para driblar qualquer estatística do setor, temos investido na força do nosso atendimento realizando um trabalho personalizado produzindo juntas para vedação de peças em vários formatos, dimensões e materiais com prazo, preço e flexibilidade de contratos, que se configura como o nosso melhor diferencial com o objetivo de garantir a satisfação dos clientes assumindo todos os desafios com paixão e espírito empreendedor. Quer interagir para saber mais sobre o mercado industrial ou tem algum interesse sobre o nosso trabalho com juntas e vedações? Teremos o prazer de compartilhar as experiências da Siena Vedações Industriais e responder a dúvidas do setor.

Mônica Gonçalves
Gerência Comercial
Siena Vedações Industriais