O mercado de juntas para vedações é bem específico e muitos querem entender melhor sobre o processo de fabricação e como funciona esta peça tão importante na indústria. Para pontuar essa questão, neste artigo, farei um breve relato para responder o que é uma junta e como ela pode ser tão funcional à indústria.

As juntas são normalmente fabricadas de material flexível como papel, cortiça, borracha ou metal, mas existem muitos outros materiais das quais elas podem ser feitas. Esse tipo de produto não pode ser definido apenas pelo material do qual é fabricado, porque elas são usadas comprimidas entre duas superfícies. Por isso, elas podem ser utilizadas para fins de reduzir ruídos, vibração, em embalagens, como vedação e para montagens e suportes.

Desta forma, podem ser encontradas em muitos setores e produtos diversos. Bombas, aviões, carros, equipamentos elétricos, transformadores industriais, entre outros. Se uma junta quebra ou uma máquina precisa de reparos, as juntas devem ser imediatamente substituídas sob o risco de acontecer acidentes.

A aplicação das juntas se dá em diversos segmentos como o petroquímico, petróleo e gás, nas indústrias farmacêutica e de alimentos e em todas as indústrias onde existem maquinários sejam eles pesados ou leves.

Os materiais utilizados para a fabricação das juntas são escolhidos a partir de características para os quais elas serão utilizadas e podem ser alcalinos, ácidos, resistentes a produtos químicos, a temperaturas mais extremas, a diversos tipos de pressões e capacidade de suportar vários ambientes como mineração e águas profundas. O que significa que a definição de junta depende muito do ambiente operacional onde terá uso.

Quando falamos em vedação, o mais comum é uma gaxeta para operar como sistema de vedação porque ela cria essa função entre duas superfícies para impedir numa tubulação, por exemplo, que haja fuga ou entrada de gases ou líquidos mesmo que esteja em altas temperaturas ou sob muita pressão.

A junta também auxilia como um componente de segurança já que responde a um problema detectado sobre as conseqüências geradas numa falha na vedação. Uma junta pode detectar aumento de pressão no tubo citado com potencial risco de se romper e até causar uma explosão. Por isso, as juntas precisam permanecer em boas condições de uso e a escolha do material certo levando em consideração o tipo de aplicação, pode melhorar a vida útil da junta a partir do ambiente em que será utilizada. A junta é de suma importância para melhorar o desempenho de equipamentos e máquinas e é usada em diferentes funções e em vários setores. Quer saber mais? Consulte-nos!

Mônica Gonçalves
Gerência Comercial
Siena Vedações Industriais