O Teflon® é um polímero tão versátil que poucos sabem que antes de se aderir ao alumínio e virar panela antiaderente, quando foi descoberto, era aplicado na indústria bélica, na década de 40 e como roupa impermeável, na década de 60.

Mas o polímero de excelente estabilidade térmica e química ganhou mais espaço para uso em moldagens por compressão ou extrusão, para lubrificações e dispersões aquosas. Atualmente, é usado em diversos produtos incluindo as juntas industriais e é o material de vedação mais conhecido no meio industrial como PTFE. Materiais considerados poliméricos são suscetíveis a altas temperaturas, mas o politetrafluoretano (PTFE) consegue atuar em altas temperaturas.

Os polímeros são influenciados por suas características químicas e estruturais em relação às temperaturas de fusão. No caso do teflon, podem ser termoplásticos, ou seja, fundidos por aquecimento e solidificados por resfriamento e termorrígidos, que não permitem reprocessamento. Mas o que nos interessa é a classificação do PTFE, que está na categoria dos fluoropolímeros, polímero baseado em fluorocarbonos com fortes ligações carbono–flúor, similar ao polietileno.

Resistência do polímero atrai a indústria

Mas o que leva o PTFE a ser o polímero mais usado à fabricação das juntas de vedação industrial? É por causa da sua excelente resistência química. Também possui propriedades de isolamento elétrico, resistência ao impacto, anti-aderência e baixo coeficiente de atrito. As vedações industriais a partir deste polímero ocorrem por extrusão ou laminação do PTFE puro ou com aditivos, resultando produtos com características diversas. Por apresentar qualidades elétricas, químicas e mecânicas, o PTFE promove versatilidade em aplicações nos sistemas de transportes de fluidos (gaxetas), em peças moldadas de ajuste e vedação, anéis de vedação, placas e chapas antiadesivas, fitas sensíveis a pressão, revestimentos de cilindro sob a ação do calor; cabos industriais de sinalização e controle componentes para sistemas térmicos, entre outras aplicações.

Pressão de operação, força dos parafusos, resistência à corrosão ou ataque químico e temperatura são os fatores que influenciam na escolha de uma junta industrial, mas sem dúvida, pressão versus temperatura, é uma opção para selecionar o material ideal para uma junta. Os produtos de vedação obtidos a partir da laminação ou extrusão do PTFE puro ou com aditivos, resulta em vários tipos de placas do produto usados na fabricação das juntas.

As fitas expandidas fabricadas com TPFE e adesivadas com silicone também possuem alta resistência à abrasão e a altas temperaturas necessárias à indústria de papel e celulose e a têxtil. As fitas podem ser aplicadas em fluidos que são quimicamente agressivos.

Depois de detalhar mais sobre Politetrafluoretileno (PTFE), percebemos que poucos são capazes de alterar sua estrutura sem que nada possa aderir a sua superfície, mas, com tratamento, ele pode se aderir a qualquer outro material. Suas propriedades garantem inércia a agentes corrosivos e é um ótimo isolante elétrico. O PTFE é amplamente usado nas indústrias química, aérea, aeroespacial, nuclear, entre outras, e é claro, como vedação industrial.

Quer saber mais sobre materiais das juntas industriais? Converse com a equipe da Siena Vedações Industriais.