As juntas são normalmente selecionadas por aplicação e finalidade industrial e os quatro usos mais comuns são as juntas industriais para vedação, montagem, vedação ambiental e antivibração. Então, vamos explorar um pouco sobre cada uma:

Juntas industriais anti-vibração: Qualquer tipo de máquina que produz vibração está apta ao uso de uma junta industrial. A junta anti-vibração auxilia na redução da vibração, além da economia de energia desperdiçada ao abafar a vibração de um maquinário.

Juntas industriais para vedação: A vedação é essencial à atividade industrial, porque evita vazamentos nos sistemas e bloqueiam as mais diversas substâncias, que podem afetar o produto.
Juntas de vedação ambiental: A junta de vedação ambiental é indicada contra poeira, sujidades, partículas menores e são muito usadas para controlar equipamentos críticos em grandes operações industriais.

Juntas industriais para montagens: As juntas industriais para montagens feitas com os elastômeros corretos estão aptas a garantir a proteção de telas contra poeira, choque e, eventualmente, líquidos, fornecendo qualidade às operações de montagens.

Conheça 3 materiais para juntas industriais

1. Cortiça

Gaxetas de cortiça são normalmente utilizadas na indústria de combustível, óleos e solventes. As cortiças podem estar combinadas com borracha com o objetivo de ser mais eficaz no processo de flexibilidade e compressão.

2. Borracha

Para tornar a maciez uma realidade, fabricantes possuem uma variedade de elastômeros de borracha como a borracha natural, nitrilo, EPDM, neoprene, entre outros. Usadas em diversas aplicações, a versatilidade da borracha permite que ela seja utilizada em praticamente todos os segmentos industriais.

3. Gaxetas sem amianto

Juntas industriais sem amianto são normalmente usadas em atividades com ácido, vapor, água e óleo. Esse tipo de gaxeta é fabricada a partir de fibras compactadas e elastômeros de ligação.

Saiba mais sobre juntas para tubos industriais

As juntas de tubulação também conhecidas como juntas de flange são fabricadas a partir de uma variedade de materiais e podem ser classificadas como juntas de parafusos internos, segmentadas ou de face completa. Entenda um pouco mais sobre as juntas para tubos industriais.

Juntas de face completa

As juntas de face completa, como o próprio nome sugere, são projetadas para cobrir todo o flange e são identificáveis quando os buracos dos parafusos são cortados no material da junta.

Juntas segmentadas

As juntas segmentadas são indicadas como solução quando o flange possui formato irregular em algum aspecto. Elas são fabricadas a partir de duas ou mais partes da junta dispostas com sobreposição.

Juntas de parafusos internos

As juntas dos parafusos internos são conhecidas como juntas do tipo anel e normalmente ficam dentro do círculo de abertura dos parafusos, que são usados para fixar a junta.

entre em contato

Trabalhamos com foco em entender as necessidades de vedação das indústrias.

Podemos sugerir tipos diferentes de soluções de juntas industriais para atender as aplicações necessárias. Consulte a equipe comercial da Siena Vedações Industriais! Fornecemos orientação e suporte para ajudá-lo a escolher o melhor material de junta para sua aplicação.
entre em contato