O Brasil está entre um dos maiores produtores mundiais de açúcar e álcool tendo como produto principal o etanol, que vem conquistando mercados com sua eficiência produtiva na cadeia de açúcar e etanol. Nos últimos dez anos, demonstrou sua participação alcançando crescimento da produção de cerca de 10% ao ano. Brasil e Estados Unidos respondem juntos por 70% da produção mundial e lideram a produção global de etanol no setor industrial mundial. Essa posição de mercado aliada ao crescimento no número de usinas, modernização da infraestrutura portuária, de dutos e rodoviários, permitirá que o Brasil supra o mercado latino-americano do etanol.

O biocombustível dominante é o etanol e seu principal benefício é que pode ser produzido a partir de várias matérias-primas renováveis. Alguns procedimentos envolvem fermentação e destilação no processo, como é o caso da biomassa, por exemplo. Uma das maiores preocupações da indústria de álcool e açúcar é garantir a qualidade do etanol evitando contaminação do produto através da limpeza eficiente dos tanques de armazenamento, além da contaminação da água já que os processos envolvem produtos corrosivos evidenciando-se a questão da compatibilidade química.

O efeito da vedação no setor sucroalcooleiro

Recentemente, a Petrobras emitiu um estudo para avaliar também aspectos de compatibilidade com os elastômeros, nitrila e flourada, em misturas de gasolina e etanol. Ambas tiveram bom desempenho na operação do motor (nitrila para diafragmas) e na função de vedação (fluorados para anéis “O”). As alterações avaliadas foram relativas a peso, rigidez e tração. O elastômero fluorado apresentou melhor resistência ao combustível. Por isso, esses elastômeros são mais utilizados em máquinas e equipamentos da indústria automotiva. Na produção de açúcar, o processo de cristalização exige vedação mecânica e materiais de face dura e resfriamento para vedações de ação simples.

Na produção do etanol, costuma-se utilizar o material de borracha em vedantes e anéis de vedação do dispensador.

As altas exigências do setor de produção de açúcar e álcool colocam as juntas para vedação em teste. As severas condições operacionais e ambientais exigem vedações eficazes.
A Siena Vedações Industriais possui diferenciais em vedações como com proteção anti-corrosão e vedações que asseguram uma total proteção contra contaminantes e umidade. A Siena possui diversos outros tipos de soluções para cada equipamento nas mais diversas aplicações exigidas pelo setor sucroalcooleiro.

Consulte nossos especialistas!