A indústria de petróleo e gás é uma das indústrias mais desafiadoras quando o assunto é vedação. Por causa das condições de ambiente adverso, alguns componentes projetados, como retentores são fundamentais para o bom desempenho em condições de exposição extremas. Embora a maioria das vedações sejam projetadas com maior precisão para desempenho a longo prazo e resistir a produtos químicos corrosivos, gás ácido, decomposição, potenciais explosões, pressões e altas temperaturas, pode haver risco de falhas no processo. Vamos comentar sobre 4 potenciais falhas de vedação em óleo na indústria de petróleo e gás.

1. Eliminação de gases

Talvez esta seja uma das causas mais comuns de falha na vedação de óleo, porque pode ocorrer devido a qualquer componente presente num elastômero trazendo a formação de gases que podem ficar presos no elastômero durante o processo de moldagem. Os retentores normalmente mostram o vazamento de gás, mas em condições específicas de encolhimento por excesso de vazamento de gás, eles podem não indicar a falha afetando o desempenho da aplicação e a consequente contaminação. Por isso, é sempre importante utilizar materiais que possuem classificação relativas a temperatura e se o elastômero usado no processo está livre de componentes voláteis.

2. Material

A seleção do material adequado é essencial na atividade industrial, principalmente, em atividades em ambientes expostos a ataques químicos, que podem aumentar a pressão e temperatura. Verificar a compatibilidade do material de vedação de elastômero é imprescindível antes de optar pela sua aplicação.

3. Ataque químico

Os retentores podem falhar quando expostos a diversos tipos e produtos químicos. A vedação pode apresentar sinais de irregularidades como rachaduras, descoloração, bolhas e até alteração nos níveis de dureza do material. Por isso, é fundamental a escolha da peça correta que tenha compatibilidade com os produtos químicos usados nesta produção industrial.

4. Extrusão

Os retentores podem possuir aparência irregular. Em casos mais extremos, apresentar uma aparência descascada que pode causar extrusão, que é um processo de compressão que o material sofre, induzido por alta pressão aumentando a folga entre as bordas. Neste sentido, a vedação pode ficar presa. A sugestão é escolher a vedação com tamanho correto e implantar mecanismos de controle como forma de evitar a formação dessas folgas.

Importante ressaltar, que o cliente deve sempre consultar a listagem de produtos do fabricante e conhecer os retentores oferecidos para evitar falhas na vedação de óleo na indústria de petróleo e gás.

Se quiser saber mais sobre produtos de vedação e aspectos que podem assegurar o bom funcionamento dos equipamentos industriais, consulte os especialistas da Siena Vedações Industriais antes de fazer a sua escolha.