Dependendo do tipo de máquina usada, as operações de face são geralmente categorias para o uso do torno ou fresagem. Essas operações são realizadas através do uso de uma máquina para remover de forma seletiva o material da extremidade de uma peça de trabalho, que normalmente é presa a um torno ou a uma fresadora, depois de exposta a ferramenta de corte. A ferramenta de corte separa o material da peça de trabalho até que o tamanho e a forma projetada sejam alcançadas. Embora essas operações de torneamento e fresamento requeiram o uso de uma máquina para retirar o material de uma peça de trabalho, elas apresentam diferenças entre si.

Torno

O revestimento do torno é um processo de usinagem que preconiza o uso de um torno. Os tornos são máquinas pesadas com variáveis possuindo uma ferramenta de corte estacionária e uma peça rotativa. Esse processo de usinagem é normalmente chamado ou conhecido como torneamento. A peça de trabalho é presa ao torno, outra ferramenta de corte gira enquanto está sendo pressionada contra a peça. A força de rotação da ferramenta de corte do torno permite que a máquina retire o material da peça de trabalho, reduzindo seu tamanho ao mesmo tempo, que altera a sua forma.

Fresagem

A superfície de fresagem também é um processo de usinagem através do uso de uma fresadora. Essas máquinas possuem também uma ferramenta de corte e uma peça de trabalho, mas os componentes da fresadora são normalmente revertidos quando comparados aos tornos. Em um torno, a peça de trabalho gira contra uma ferramenta de corte que está estacionada. Em uma fresadora, a ferramenta de corte gira contra uma peça de trabalho estacionária. Além disso, a maioria das fresadoras não usa uma única ferramenta de corte de lâmina, elas possuem ferramenta de corte com várias lâminas capazes de remover uma quantidade ainda maior de material da peça de trabalho do que a da ferramenta de corte do torno, que geralmente possui uma lâmina simples.

Portanto, as faces de torno e fresagem se configuram como os dois principais tipos de operações de faceamento. Na indústria de transformação, os dois procedimentos são amplamente usados com o objetivo de redimensionar e remodelar as peças de trabalho, quando expostas a uma ferramenta de corte.