Gerar maior eficiência na indústria é um dos motivos pelos quais as empresas do setor industrial estão apostando no aumento da produtividade e é claro, visando a redução de custos com maior rentabilidade. A produção industrial nos EUA, por exemplo, cresceu 49%, nas duas últimas décadas, segundo números do Federal Reserve.

Um dos motivos dessa transformação na eficiência de produção das indústrias foram os avanços tecnológicos. Abaixo, listamos quatro ferramentas tecnológicas integrantes desse impacto positivo na produtividade industrial americana.

Sensores

Os sensores das máquinas já existem há cerca de três décadas, mas agora estão colaborando com a redução de custos ao auxiliar as indústrias a se capacitarem no uso de dados. A expectativa é que neste ano, a quantidade de informações disponíveis deve aumentar significativamente em até cinquenta vezes. Dentro deste patamar, possíveis ferramentas tecnológicas farão análises preditivas através da Inteligência Artificial (IA) transformando a os níveis de produção industrial.I

IoT

A Internet das Coisas Industrial (IoT) deve liderar a cadeia de tecnologias, que facilitarão o processo industrial. As fábricas inteligentes tendo como exemplo as montadoras, terão otimizados seus sistemas com controle de custos e o monitoramento sobre a experiência do cliente. Qualidade e estratégias de negócios aliados a nova geração digital com a ajuda de profissionais especializados na análise de dados, trarão evolução às fábricas.

Inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) também está começando a ser incorporada nos equipamentos das indústrias com resultados positivos nos procedimentos de MRO. O objetivo é garantir que os processos sejam estabelecidos de forma adequada à manutenção programada e que os procedimento sejam mapeados, relatados e concluídos com mais eficiência. A intenção do uso da IA se dará no âmbito da eficácia geral do equipamento. À medida que cresce o número de sensores para medir o desempenho da máquina antecipando falhas no processo, a Inteligência Artificial se estabelece para governar de forma independente a produção.

Robótica

A robótica tem tido impacto crescente na indústria. Os robôs têm trabalhado ao lado de humanos no desafio de aumentar a produtividade. Uma nova categoria de robôs na era robótica deve acrescentar mais habilidades em tarefas repetitivas ou com muita complexidade.
À medida que as novas tecnologias são criadas no mundo, gerarão maior demanda de mercado e a necessidade de investimento no setor industrial com capacidade de utilizar e apreciar essa nova cultura no caminho do avanço da indústria.