Todas as atividades em ambiente marinho são impactadas pela corrosão, isso porque o ambiente marinho é abrasivo, corrosivo e totalmente implacável com as estruturas marítimas assim como as plataformas offshore e as de embarcações que ficam em alto mar. As áreas mais afetadas são a superestrutura, os conveses, poços de ancoragem e os tanques de lastro, que sofrem com extrema exposição da água salgada, além de agentes químicos e abrasivos. O sal pode contido nas águas do mar podem criar falhas prematuras de revestimento, porque o ambiente marinho é extremamente cruel com os revestimentos de superfície.
A necessidade de uma barreira impermeável contra a corrosão é fundamental nas atividades offshore com agentes capazes de garantir durabilidade às estruturas marítimas. Uma forma de minimizar o efeito para alguns tipos de corrosão é fazer o uso de revestimentos de superfície mais flexíveis e resistentes a ataques químicos de produtos e os famosos sais de petróleo.

Com relação a equipe de trabalho, o ideal é aumentar a segurança de quem se desloca em torno da estrutura ou da embarcação offshore com spray aplicados na superfície que contenham propriedades antiderrapantes em decks e passarelas.

Proteção das plataformas

A aplicação de revestimentos criados especificamente para estruturas marítimas usadas na indústria de petróleo e gás também pode ajudar a diminuir os efeitos abrasivos das operações de perfuração. No caso do convés de uma plataforma de petróleo, que contenha uma metragem de tubos de perfuração que necessitem ser arrastados pelo convés e, posteriormente, orientados às operações de perfuração, por exemplo, são estruturas que deixam um grande rastro de danos abrasivos. Desta forma, a maior parte do revestimento das superfícies entra em estado de desgaste facilmente deixando exposto o substrato de metal totalmente propenso à corrosão. Como forma de preparação, a superfície do convés deve ser jateada com abrasivo para limpar qualquer revestimento deixando assim a superfície aderente para o revestimento protetor. Um agente de natureza primer é o ideal para ser aplicado numa superfície metálica, quando enriquecido em zinco pode ser pulverizado sobre o local. Se a necessidade for uma proteção com maior eficácia, é possível aplicar outra camada mais espessa de poliureia que se propõe a ter maior resistência em condições climáticas adversas com maior rapidez no processo já que um dos pontos fortes da indústria offshore é manter o nível de atividade constante com ambiente em boa temperatura e sem umidade.

E o revestimento do deck?

As plataformas offshore possuem equipamentos que penetram nas áreas do convés. Em sua maioria, são usadas uma espécie de cobertura de borracha butílica que fica presa ao tubo onde descem os líquidos e ao convés que normalmente ficam expostos à luz solar e ao sal com recorrente degradação do material. A ideia de preservar essas estruturas e equipamentos prolongando a vida útil é importante para esta atividade. Para tanto, é necessário que as superfícies de aço todos os revestimentos soltos sejam limpos antes da aplicação de um agente primer adequado. Novamente entra a poliureia para criar uma membrana resistente às intempéries. É importante ressaltar que existem especificações e normas sobre o uso da poliureia para cada tipo de revestimento.
Offshore é uma atividade industrial marítima de alto valor agregado. Por isso, fique atento a proteção para um ambiente com maior produtividade, segurança e livre a corrosão.