As indústrias enfrentam problemas como explosões, poluição ambiental causada por vazamentos, incêndios, entre outros problemas que podem ser evitados com a aplicação correta das juntas para conter o vazamento dos flanges, já que são usadas como elementos de vedação. Os flanges são peças para serem conectadas em tubulações circulares na indústria e podem ser desmontadas sem a necessidade de destruir a estrutura. As causas de vazamento dos flanges podem ser variadas a partir de uma falha humana. Abaixo, destacamos as 9 fatores mais comuns de vazamentos dos flanges e como identificá-los.

1. Parafusos desiguais

Se a tensão entre os parafusos estiver desigual durante o processo de montagem ou até pela dificuldade de acessar os fixadores pode apresentar desigualdade em que uns ficam mais soltos e, outros, mais apertados. Esse procedimento incorreto pode causar esmagamento de uma junta quando em operações em altas temperaturas.

2. Alinhamento do flange

O alinhamento inadequado do flange pode causar um aperto errado nas juntas de vedação e causar vazamentos com a compressão desigual especialmente em casos em que há paralelismo das faces dos flanges.

3. Centralização das juntas

Se a junta de vedação estiver desigual e comprimida fora do centro das faces dos flanges, estará potencialmente propensa a vazar. A regra é válida para todas as juntas, mas as de vedação em espiral e camisa dupla, que possuem anel de centralização que estende até a borda interna dos parafusos precisam estar alinhadas.

4. Sujidade nas faces do flange

Sujeira nas faces do flange assim como outras protuberâncias como arranhões, saliências, respingos de solda, entre outros, danificam a superfície das juntas atraindo vazamentos. Isso porque a constrição desigual atrai o vazamento do flange.

5. Cargas excessivas

O Sistema de tubulação nas posições dos flanges não pode ter cargas excessivas, porque podem afrouxar os parafusos e adulterar os flanges atraindo vazamentos. Os fatores podem estar na localização errada dos suportes, na flexibilização incorreta da tubulação e no uso de procedimento de mola fria para alinhar os flanges.

6. Temperatura

As mudanças bruscas de temperatura podem causar deformidades nos flanges, especialmente em casos de uso sob altas temperaturas. Em torno do flange é fator comum haver algum resfriamento na parte superior causado por chuva, por exemplo e, na parte inferior, alta temperatura por causa do gás. Essas alternâncias devem ser reprimidas com protetores de chapa metálica deixando a temperatura mais estável e evitar o choque térmico.

7. Tamanho inadequado da gaxeta

Se uma junta for instalada com tamanho incorreto, as juntas podem ser danificadas e causar vazamento nos flanges. Por isso, uma equipe bem treinada é essencial para aplicar o material correto evitando que alguma explosão ocorra.

8. Revestimento

As juntas de vedação de camisa dupla ou em espiral devem estar com revestimento ajustado, porque serrilhas fora do padrão podem se tornar uma rota de vazamento.

9. Vibração

O excesso de vibração pode aplacar os parafusos causando vazamento nos flanges.

Para saber qual é a junta adequada e as especificações adequadas, bem como, orientações sobre a instalação da junta de vedação em sua indústria, consulte a Siena Vedações Industriais.

entre em contato
entre em contato